30 setembro, 2015

Pingos sem is..

Quarta...

O dia começou interessante, com aumento dos combustíveis, o que até faz sentido devido à alta do dólar, porém em um péssimo momento, assim como a tal reforma administrativa, que está mais para “dança das cadeiras” do que reforma, que até agora só deixa a impressão que é para acomodar o PMDB, ou melhor, acalmar para evitar um provável impeachment.
Pior é projetar “fatiar” a CGU, é nítida a intenção de retalhar e enfraquecer o órgão, que, aliás, está “enrolando” para entregar a condenação por responsabilidade fiscal e improbidade da atual governante??.

Enquanto isso o governo municipal, que está em estado de torpor, traz um reclame destacando obras inacabadas, inclusive realizadas com verbas estaduais e/ou federais, que raramente são mencionadas.
É outro governante que está na “Berlinda”, principalmente se o Ministério Público aprofundar as investigações em curso.

Fechamos os pingos de hoje com um relato, o patrulhamento está tornando-se intenso, até contestando a autenticidade de frase postada no twitter, que está em inúmeros sites de citações, alegando, com razão, que não conheço toda obra do autor, no caso o matemático Pitágoras, sendo assim, parafraseando o ilustre “Odorico Paraguaçu” digo: ‘se ele não disse, deveria ter dito’.

29 setembro, 2015

Soberba...

Terça...

Ontem assisti uma entrevista do atual técnico da seleção brasileira para o Galvão Bueno e cia (não, eu não de odeio, ainda), as respostas do rei dos anões serviram para confirmar que o futebol brasileiro é um reflexo do governo atual.

Senão vejamos:
A cúpula de CBF está sendo investigada por corrupção, desvio de verbas, contratos irregulares, etc., assim como a cúpula do nosso??? Governo; comparo o técnico ao ministro de fazenda, tentando mostrar-se melhor do que, quiçá, um dia será.

Repostas evasivas, desculpas “esfarrapadas”, tentativa de explicar o inexplicável, visão utópica da realidade, embora repletos de boas intenções.
Espero estar errado, mas assim como a economia está a rumo da falência, a seleção corre sérios riscos de não participar da próxima Copa, o que, para alguns, é pior que o fracasso econômico.

Tudo motivado por um motivo simples, a soberba, simples assim.

28 setembro, 2015

Segunda...

Que bom seria se Elliv Nioj vivesse no mundo que seu Alcaide imagina, devaneia e divulga, o feudo definha de maneira assustadora, a população sofre com a ausência e o péssimo atendimento na saúde, enquanto a propaganda oficial divulga dados fictícios e utópicos.

O alardeado PlanMob não passa de faixas de ônibus e ciclofaixas distribuídas a esmo, sem levar em conta as necessidades da população, que, aliás, nem é consultadas, embora afirme-se ao contrário.
O transporte público, os trólebus, é ineficaz e ineficiente, além de caro, principalmente de considerarmos o custo/beneficio, porém insistem no mesmo, pois não enxergam a realidade, como explicitamos acima.
Não admitem sugestões e estão oclusos a ideias novas, como novos modais de deslocamento em massa.

A infraestrutura inexiste, unidades públicas definham, as ruas estão esburacas, obras vitais para o deslocamento não são realizadas, quando o são, pioram a circulação.
A população eliviense não suporta mais tanta incompetência, a insistência em não aceitar o óbvio e os desmandos da alcadia. Menos mal que este suplício se finda em 2016, embora pelos candidatos que se apresentam a luz no fim do túnel esteja mais para um trem na direção contrária.

Assim caminha a mediocridade....


Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com a vida real será mera coincidência.

25 setembro, 2015

Pizza de frigideira

Sexta...

Como hoje é dia de receita e não de críticas, a receita de hoje contempla, implicitamente, a semana que se finda.

Pizza de frigideira
Ingredientes da massa:
500 g Farinha de trigo
5 g Fermento Químico
10 g Açúcar
10 g Sal
40 ml Azeite
250 ml Água
Preparo:
Misture a farinha e o fermento.
Na sequência, adicione o açúcar e o sal, misture bem e depois adicione o azeite.
Por último adicione a água aos poucos, misturando bem até ficar uma massa lisa e consistente.
Divida em 6 ou até 12 partes (depende do tamanho da frigideira e do tamanho desejado).
Deixe descansar por 20 minutos.
Depois, abra com um rolo de macarrão, caso tenha dividido a massa em 6 partes. O tamanho do disco deverá caber num prato de refeição, sendo assim, o tamanho fica entre 20 a 25 cm de diâmetro, dependendo da espessura desejada.
Na frigideira regue com um pouco de azeite ou óleo, aqueça e em seguida coloque a massa aberta, com o fogo alto.
Deixe até dourar o lado de baixo, vire a massa, tire a frigideira do fogo, acrescente o molho, os ingredientes da cobertura, tampe e volte ao fogo baixo até o queijo derreter, com cuidado para não queimar.
Está pronto!


Bom final de semana.

24 setembro, 2015

23 setembro, 2015

Pingos sem is...

Quarta...

A bipolaridade do governo do PT é flagrante, quiçá interessante; foram contra (com razão) a criação do “odioso” fator previdenciário e criaram a famigerada lei 89/95, levaram anos para conseguir aprová-la, agora a Presidente veta e o congresso, autor da lei mantém o veto, com total anuência do PT, que mais uma vez prova que apesar de se denominar partido dos trabalhadores, quer é vê-los pelas costas.

Já o governo municipal se destaca pela turrice, nem um pouco interessante; baseado em um plano de mobilidade imóvel, insiste em manter o terminal de ônibus no centro da cidade, inclusive com planos de alterar todo o trânsito local em nome da tal mobilidade, espero estar errado, mas tal atitude tende a minar o comércio local.
Pensar em um anel viário com bolsões de estacionamento é tratado como heresia pelo por esta equipe bestial (no sentido lusitano).

Quanto ao governo estadual, beira a inercia ou quase, quando resolve apoiar o município, apoia a sandice acima.

Haja “is” para tirar os pingos...

22 setembro, 2015

Acorda!

Terça...

Alguém pode me explicar como uma cidade que possui um sistema de transporte coletivo baseado em um único modal, aquele estacionado no século passado, não possui ciclovias, apenas ciclofaixas inseguras, as calçadas estão em estado deplorável, elaborar um dia sem carro?
Soa como piada de mau gosto, falam em priorizar o transporte coletivo, alteram o trânsito como bem entendem, na base do vamos fazer para ver como é que fica; inclusive sem consultar a população.
Criam binários, trinários, todos com prazo de validade, logo se tornam engarrafadores, principalmente nos cruzamentos e no seu término.
Tornar a Nove de Março em via exclusiva de ônibus sem criar um anel viário é, no mínimo, burrice, porém será feito, inclusive tende a iniciar sem que obras de segurança sejam realizadas. O que não é novidade.

Enquanto isso a prefeitura não repassa o valor da previdência, lesando o servidor, apropriando-se de dinheiro que não lhe pertence, e nada acontece, até porque o sindicato da categoria se preocupa com questões menores, em deflagrar greves de cunho político, não em ajuizar questões relevantes ao servidor.
É crime de improbidade, aliás, mais um, além de malversação do dinheiro público, simples assim.

Portanto, ACORDA JOINIVILLE!

21 setembro, 2015

Visita

Segunda...

Nesta semana Elliv Nioj recebe a visita dos germanos, um dos povos colonizadores do feudo; fico a divagar sobre qual a impressão terão do nosso feudo.
O reino deles é exemplar, organizado, principalmente na área da infraestrutura, enquanto nosso feudo possui ruas mais parecidas com uma colcha de retalhos, tantos os remendos mal feitos.
E as ruas de paralelepípedos, este tipo de calçamento necessita de manutenção periódica, principalmente onde chove muito (como nosso feudo), que não é realizada, juntam-se a isso as obras para a distribuição/coleta de água/esgoto, as vias viram uma pista de teste de suspensão, pobres carroças, “chacoalham tanto que embaralham até as letas dos documentos”.
Pior será se necessitarem de algum atendimento de emergência na saúde pública, entenderão o significado da palavra padecimento em português.
Ou resolvam deslocar-se utilizando o transporte público, como é hábito em seu reino, ou pior, passear de bicicleta, ficarão extasiados, pois é uma atividade que demanda uma bela quantidade de adrenalina, com ciclofaixas paralelas as faixas de ônibus, inclusive com pontos de embarque e desembarque sobre as ciclofaixas.
Porém não passarão por nada disso, pois será tudo, lindamente maquiado.

Assim caminha a mediocridade...

18 setembro, 2015

Sexta...

Hoje temos uma receita conhecida como Ramen Burger, criada pelo chef Cristobal Carrión, que combinou o macarrão instantâneo (que substitui o pão) com carne, queijo gruyere, cogumelos e salada.
Adaptamos o sabor ao gosto da maioria dos brasileiros.

Ramen Burger (Hambúrguer de Miojo)
Ingredientes:
2 pacotes de macarrão instantâneo (80 g cada)
2 hambúrgueres
Queijo mussarela fatiado
2 ovos
Manteiga
Cebolinha verde picada
Potinhos redondos para fazer o “pão” de miojo
Preparo:
Primeiro faça os macarrões normalmente (como recomenda a embalagem), escorra e reserve.
Bata os ovos.
Na panela que está o macarrão acrescente os ovos batidos, mexa bem, adicionando um pouco do tempero do macarrão.
Coloque esta mistura em 4 potinhos redondos do tamanho de um pão de hambúrguer, coloque em cima algo peso para deixar o macarrão com o formato do pote e mais firme. Deixe no freezer por 20 minutos. 
Aqueça uma frigideira e derreta um pouco de manteiga, com cuidado doure o “pão de miojo” já firme.
Pode ser que desmanche um pouco pelos lados, basta ir moldando. Deixe tostar só um pouco.
Frite o hambúrguer e no final acrescente queijo e deixe derreter.
Agora monte o sanduíche com o “pão de miojo”, o hambúrguer com queijo e a cebolinha.
Acrescente molhos de sua preferência, pimenta dá um toque especial.

Obs.: Considero o sabor legumes o mais indicado, mas escolha, afinal a receita será sua.


Bom final de semana.

16 setembro, 2015

Pingos sem is..

Quarta...

Os pingos de hoje começam, por hierarquia, pelo governo federal, que gasta com talheres de prata, mas abandona o povo à própria sorte, no melhor estilo da corte portuguesa do século XV.

Apresentou um “pacote” de medidas econômicas que só afeta a população, sem cortar custos, ensaiou a diminuição de ministérios, de cargos comissionados e não passou do ensaio.
Para piorar, quer “congelar” o salário dos servidores e recriar a CPMF, com outro nome, que nada muda, não deixa de ser transferir o custo da incompetência administrativa para o contribuinte, que deveria passar a chamar-se: “usurpadinte”.

Já a esfera estadual nos traz uma notícia boa, liberou a construção de um elevado na Avenida Santos Dumont, aquela que vai ser meio duplicada, algo como um “monstrengo” viário.

Na esfera municipal nada de novo, a pasmaceira administrativa continua, porém o Ministério Público está atento, principalmente por causa da inapetência na gestão da saúde que pode, e provavelmente vai, gerar improbidade, como já foi explanado por este blog.

E um último pingo, este bom, em uma manobra muito bem articulada pela oposição (ela existe?) o processo de impeachment  teve seu início no Congresso, Um deles , diga-se de passagem, ainda tem o do jurista Hélio Bicudo, um ex-petista de carteirinha que acordou.

15 setembro, 2015

Rua das Palmeiras

Terça...

No assunto de hoje discorro a Alameda Bruestleins em Joinville, alcunhado de Rua das Palmeiras, um ponto turístico, inclusive tombado pelo patrimônio histórico nacional, que vem sendo mal tratado por sucessivas administrações públicas.

A última “repaginação” retirou a característica florida da rua, resultando em um misto de grama amendoim e tiririca. Falta iluminação, segurança, conservação.
Os imóveis no entorno, principalmente os da Alameda, estão abandonados, sem perspectiva de melhora, assim como o ajardinamento; a “maresia” é constante, fuma-se livremente a sombra das palmeiras e nada é feito.

Creio estar na hora de nos unirmos para o resgate do espaço, para isso ouso propor algumas ações.
Primeiro a segurança, a Guarda Municipal deveria colocar uma dupla de “policiais” circulando pelas imediações, atitude simples que inibiria muitas ações de caráter duvidoso.

O ajardinamento dever ser reavivado, trocar a grama e a tiririca (resultado da falta de manutenção) por flores e plantas perenes, existem as resistentes ao clima local, creio que muitos paisagistas teriam soluções bonitas de baixo custo, inclusive no quadro funcional da PMJ. Incluindo a este projeto a readequação da iluminação.

Quanto aos imóveis há um problema, a cidade ainda não possui leis de incentivo à conservação, as leis estão sendo encaminhadas, mas ainda longe da entrada em vigor. Porém pode ser incentivada a utilização dos mesmos, imaginem alguns bistrôs e algumas lojas dispostas pela extensão da rua, tronar o local um ponto de encontro dos joinvilenses, como já o foi há décadas.

Sei que é difícil, porém só depende de vontade da prefeitura em dar o start no processo, mas ai que reside o problema, vontade da prefeitura.

Portanto continuarei sonhando, apenas sonhando...

Já foi assim


Está assim







14 setembro, 2015

Abandono

Segunda...

Um periódico local publicou na edição deste final de semana a comprovação da incompetência administrativa e do descaso dos níveis administrativos superiores; elencou 10 obras em ritmo de tartaruga bêbada, paradas e/ou abandonadas em Elliv Nioj.
Talvez por falta espaço editorial, escolheram apenas 10, a lista é muito maior, isto sem incluirmos as de promessa de campanha, como certa ponte.
As poucas em andamento, mesmo que lento, são as realizadas com dinheiro da província, pois o reinado já abandonou de vez o feudo, a única grande obra, a Universidade do Reino, está parada sem expectativa de reinício.
Isto reflete a atuação pífia dos nossos representantes políticos, em todas as esferas.
Sabemos que a economia está em crise, o que não é novidade em nosso reinado, já passamos por várias, inclusive piores, porém, é na crise que o bom administrador se destaca, o que, certamente, não é o caso de nosso alcaide, classifico-o como “propaganda enganosa”, ou “denorex”, aquele que parece, mas não é.

Assim caminha a mediocridade...

Pobre da cidade que tiver uma administração assim, ainda bem que é só no virtual, ou não?

11 setembro, 2015

Sexta...

Hoje temos uma receita norte americana tradicional.

Costelinha ao molho Barbecue
Ingredientes:
1 Kg costela de porco
250 ml Molho Barbecue*
2 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta do Reino
Alecrim
Sálvia
Suco de um limão
Preparo:
Tempere a costela de porco com o sal, pimenta do reino, alecrim, sálvia e o suco de um limão.
Deixe na geladeira de um dia para o outro.
Pincele todo o azeite de oliva e parte do molho Barbecue nos dois lados da costela.
Coloque a costela com os ossos para baixo em uma assadeira, cubra com papel alumínio e deixe descansar por meia hora.
Preaqueça o forno a 220ºC.
Coloque a costela no forno e deixe assar por 01h20min, pincelando mais molho barbecue a cada 20 minutos.
Retire o papel alumínio, pincele o restante do molho barbecue e deixe assando por mais 40 minutos ou até estar dourada e macia.

*Molho Barbecue
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cebola picada
½ xícara de chá de açúcar mascavo
120 ml de vinagre branco
2 colheres de sopa de molho Inglês
400 g de catchup
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimenta chili ou páprica picante
125 ml de água
1 colher de sopa de sal
½ colher de sopa de pimenta do reino
1 colher de sopa de manteiga
Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e coloque a cebola, refogue até dourar.
Acrescente os demais ingredientes e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, ou até reduzir o caldo e ficar encorpado.
Finalize com uma colher de sopa de manteiga.
Ou compre pronto, existem algumas marcas boas. :-)


Bom final de semana.

10 setembro, 2015

09 setembro, 2015

Pingos sem is...

Quarta...

Os maiores cortes do orçamento federal ocorrem nas obras de Infraestrutura, na Educação e na Saúde, áreas vitais para qualquer país.

A infraestrutura está tornando-se um dos, se não o principal, freios do crescimento, pois encarece o transporte de carga, quando não o inviabiliza, dificulta a distribuição da nossa produção agropecuária, que é enorme, assim por diante.

A Educação da tal Pátria Educadora vem piorando  em escala geométrica, os famosos planos eleitoreiros PRONATEC e FIES ficaram pelo caminho por total ausência de gestão, com início sem critérios de acesso criou-se um “elefante branco “,  faltou dinheiro, sem verba orçamentária “faliram” e levaram a demissão inúmeros professores.

Já na Saúde, há tempos nem o mínimo constitucional é investido, o que é, literalmente, um assassinato.
Aliado a esta incompetência está a corrupção, que já se tornou epidemia, espalhada de maneira vil por todas as áreas governamentais, por todos os níveis de governo. Este é o governo do PT.

Assim caminha a mediocridade...

08 setembro, 2015

Impoluto?

Terça...

Apesar de a presidente considerar-se intocável e impoluta (é um direito dela), precisa esconder-se atrás do muro da vergonha, que felizmente não é aprova de som, nem nos áureos tempos de ditadura tal medida foi executada, ainda mais por um partido de se considera responsável pelo retorno da democracia.

A democracia para este ParTido só interessa quando está a seu favor, mesmo que a vitória venha de forma desonesta, se for a favor deles, está valendo.
Esta insistência no “ganhamos a eleição, não podem nos tirar do governo, é golpe”, está levando o mercado brasileiro ao caos.

Medidas populistas não resolvem mais, o povo está acordando.
A economia precisa de atitudes firmes, corajosas, que devem vir do governo, como reduzir ministérios, cargos comissionados, rever orçamentos, combater a corrupção (verdadeiramente); não de medidas covardes, que só punem a população, como os aumentos de juros, de impostos, a redução dos investimentos em saúde e educação, nem cito a infraestrutura, porque esta já foi abandonada há anos, quando muito está no papel, nas promessas de campanha.

Portanto presidente, se vossa senhoria deseja continuar no governo (apesar das ilegalidades da campanha eleitoral), atue como o cargo exige, coloque o País em primeiro lugar, mande o PT às favas, administre que o povo volta, ou só restar-lhe-á uma opção, pedir para sair. Simples assim.

04 setembro, 2015

Sexta...

A receita de hoje traz dois ingredientes que considero versáteis na cozinha e em conjunto formam um belo acompanhamento para um bom churrasco, uma boa costela de gado assada, etc.

Couve flor gratinada com calabresa
Ingredientes:
1 couve flor tamanho médio.
500 ml de leite
200 ml de creme de leite sem soro
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de amido de milho
Pimenta do reino moída a gosto
Noz moscada a gosto
1 calabresa defumada grande ralada
50 g de queijo parmesão ralado
Preparo:
Lave a couve flor, “desmonte” e cozinhe em uma panela com água e sal.  Depois escorra e reserve.
Em uma panela coloque o leite, a manteiga, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada,  leve ao fogo até aquecer, acrescente o amido de milho diluído em um pouquinho de leite e mexa até engrossar e formar um creme.
Retire a panela do fogo acrescente o creme de leite mexa bem.
Unte um refratário com azeite, coloque uma camada de molho branco, uma camada de couve flor, uma camada da calabresa ralada e assim sucessivamente, sendo que a última camada é o creme, salpique um pouquinho de calabresa e o queijo parmesão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para gratinar.
Sirva quente.


Bom final de semana.

03 setembro, 2015

Quinta...

Como é dura a realidade das tais atividades físicas...


02 setembro, 2015

Quarta...

Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume.

Trago a tona este conceito por pensar ser esta umas das grandes qualidades do Sr. José Dirceu, além de excelente consultor (se é que existem outras).
Está preso, continuará preso, e assim como no caso do Mensalão, não delata, não faz acordos, diferente de muitos de seus pares, inclusive de seu mentor. Ou seja, é fiel e leal aos seus chefes.

Embora neste caso só sirva para retardar o óbvio, chegarão ao seu mentor brevemente. É só questão de tempo e coragem.
Coragem o Juiz Moro já mostrou que tem.

01 setembro, 2015

Pingos sem is

Terça...

Tem uma propaganda (para isto tem dinheiro) atual elencando os grandes feitos da administração municipal em relação à gestão do dinheiro, cita diversas obras, principalmente na área de saúde, como reformas dos postos de saúde, do PA Norte, etc., só esquece-se de citar que elas só ocorreram por ordem judicial, ou seja, forma obrigada pela justiça.

Assim como a trocas das luminárias dos postes, a COSIP é cobrada e TEM que ser utilizada, mesmo que seja em retrabalho ou desperdício, como trocar luminárias com menos de três anos; são mais eficientes, diriam alguns, porém já existiam na época da primeira troca, se bem que isto é "obra" da outra administração, que preferiu estas, de capa vermelha, por motivos óbvios.
Ou seja, estamos sendo administrados pelo Ministério Público.

Já o governo federal, em uma atitude ousada e corajosa, envia ao Congresso um orçamento com R$ 30 bilhões de déficit, um claro pedido de ajuda, algo do tipo, cortem o que não tive coragem de cortar, pois sugere o corte nas despesas obrigatórias, o que é inconstitucional.


Pois bem, tenho uma sugestão, circula pelas redes sociais um dado sobre o valor desviado pela corrupção no país, algo entorno de R$ 84 bilhões, sendo assim, recupere, eliminem, ao menos metade deste valor, já teriam um lucro de R$ 12 bilhões. Simples assim...