15 setembro, 2015

Rua das Palmeiras

Terça...

No assunto de hoje discorro a Alameda Bruestleins em Joinville, alcunhado de Rua das Palmeiras, um ponto turístico, inclusive tombado pelo patrimônio histórico nacional, que vem sendo mal tratado por sucessivas administrações públicas.

A última “repaginação” retirou a característica florida da rua, resultando em um misto de grama amendoim e tiririca. Falta iluminação, segurança, conservação.
Os imóveis no entorno, principalmente os da Alameda, estão abandonados, sem perspectiva de melhora, assim como o ajardinamento; a “maresia” é constante, fuma-se livremente a sombra das palmeiras e nada é feito.

Creio estar na hora de nos unirmos para o resgate do espaço, para isso ouso propor algumas ações.
Primeiro a segurança, a Guarda Municipal deveria colocar uma dupla de “policiais” circulando pelas imediações, atitude simples que inibiria muitas ações de caráter duvidoso.

O ajardinamento dever ser reavivado, trocar a grama e a tiririca (resultado da falta de manutenção) por flores e plantas perenes, existem as resistentes ao clima local, creio que muitos paisagistas teriam soluções bonitas de baixo custo, inclusive no quadro funcional da PMJ. Incluindo a este projeto a readequação da iluminação.

Quanto aos imóveis há um problema, a cidade ainda não possui leis de incentivo à conservação, as leis estão sendo encaminhadas, mas ainda longe da entrada em vigor. Porém pode ser incentivada a utilização dos mesmos, imaginem alguns bistrôs e algumas lojas dispostas pela extensão da rua, tronar o local um ponto de encontro dos joinvilenses, como já o foi há décadas.

Sei que é difícil, porém só depende de vontade da prefeitura em dar o start no processo, mas ai que reside o problema, vontade da prefeitura.

Portanto continuarei sonhando, apenas sonhando...

Já foi assim


Está assim







Nenhum comentário: