02 maio, 2017

Democracia?

Terça...

Somos um País democrático embora pairem desconfianças sobre a lisura das eleições, presidencialista com constituição parlamentarista, laico com padroeira e feriados católicos, etc., ou seja, sui generis.
E, certamente, um dos mais, senão o mais, miscigenado do planeta.

Toda esta balela introdutiva foi para chegar ao ponto que quero “apimentar” hoje, somos realmente democráticos?

Democracia (demo – povo, cracia – governo), ou seja, governo do povo pelo povo, ou melhor, trazendo para os tempos atuais, governo que ouve o clamor do povo, entendendo como governo os três poderes, o novo triunvirato.

O problema atual é que os três estão surdos, por exemplo, o Senado, mantém o Portal de e-Cidadania, que possui a página de Consulta Pública na qual podemos opinar sobre as proposições em pauta, o que é bom.
Porém como notamos no caso da proposição sobre o Abuso de Autoridade que obteve rejeição absoluta pelo site e foi aprovada pelos Senadores, a opinião a ali depositada não é relevada. Seria um engodo?
Espero que não, que tenha sido exceção.

Outra questão; existe democracia quando o país não possui o povo plenamente educado, ou melhor, sem a educação plena? Aquela que permite ao cidadão ler e entender o que leu, saber discernir as propostas ideais das utópicas?

Enquanto o governo não acordar para o fato de que deve investir pesado na educação básica esta situação perdurará, o que não deixar de ser útil para grande parte dos governantes e postulantes atuais. Ou não?


Assim caminha a mediocridade...

Nenhum comentário: