Terça...
Visto
que o assunto está se tornando uma “guerra”, usar-me-ei como exemplo para
demonstrar que este plano de (i)mobilidade urbana de Joinville, que a
Prefeitura nos empurrou “goela abaixo”, é algo que só funciona na cabeça genial
dos mesmos.
Tomando
como base o trânsito das 18h.
Moramos
próximo ao PA Norte, saindo do terminal central (uma aberração), a partir desta
hora (de pico), supondo que consigamos
“pegar” o das 17h50min, chegaremos a nosso destino, o referido PA, cerca de 40min
após a partida, sendo que após as 18h20min, só de hora em hora.
Como
a distância é em torno de 4 km, se formos a pé levaremos uns 45min, andando
tranquilamente, se de carro, 15min, em média, mesmo enfrentando o engarrafamento
criado após a brilhante ideia do trinário.
No
primeiro caso, além do exercício não pagamos a passagem, no segundo, conforto e
rapidez.
Agora
vamos ao custo.
Preço
por passagem: R$ 3,25 (comprando antecipadamente)
Número
de passageiros: 3
Como
temos que ir e voltar: R$ 19,50
Preço
do litro do combustível: R$ 3,29
Número de passageiros: 3
Consumo
por litro: 11,5 km/l
Como
temos que ir e voltar:menos de R$ 3,29
Muitos
argumentaram sobre o custo do carro, tem certa lógica, porém, mesmo sem consideramos o custo/beneficio, façamos
uma projeção com os custos acima usando o ônibus apenas 2 vezes por dia
(ida/volta x2) durante o mês, chegaremos a R$ 750, creio que paga a prestação
de um carro 2005 e sobra.
Isto
explica facilmente os dados
de uma das concessionárias que apontam para a queda de aproximadamente 28%
dos usuários de 2000 a 2014.
Sendo
assim, o transporte coletivo local é caro, ineficaz, ineficiente e ultrapassado,
porém os grandes urbanistas não pensam.
O
pior é constatar que troque ou continue o prefeito a equipe continuará a mesma.
Assim caminha a mediocridade...
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