22 agosto, 2017

Temas...

Terça...

O tema sistema de governo vêm ganhando corpo nos últimos dias, assim como o sistema eleitoral, assuntos correlatos.
Todo este imbróglio começou quando na última assembleia constituinte apostaram que o parlamentarismo venceria o plebiscito e prepararam a constituição para tal, ledo engano.

Como imaginaram que um povo que mal sabe escrever o nome soubesse diferenciar e escolher o melhor sistema governamental para o Brasil, deu aquele que eles vincularam a democracia, aquele que eles escolhem o governante.

Assim sendo chegamos a situação atual, um governo presidencialista com uma constituição parlamentarista, onde é o Congresso quem realmente define o destino do país.
Desta forma o presidente que não conquistar a maioria do Congresso não governa; situação que leva-o a lotear os cargos, principalmente devido à pluralidade de partidos (se é que posso chamá-los assim, pois a maioria não passa de legenda de aluguel), “perpetuando” o clientelismo.

Quanto ao sistema eleitoral, estão optando pelo “distritão”, que resumindo é a eleição pura e simples do mais votado, igual aquela na qual elegíamos o representante de classe, na época dava certo; mais justo que o proporcional é, mas não o ideal, talvez o distrital misto, porém não creio que nosso eleitor está preparado para tal.

Portanto esta situação tem que ser resolvida, ou troca-se o sistema de governo ou altera-se a Constituição, mas fácil e mais barato trocar o sistema de governo. Ou não?


Asssim caminha a mediocridade...

Nenhum comentário: