26 maio, 2014

Segunda...

Vem ai a Copa do Mundo e com ela veio e descoberta de que o país vai mal na distribuição de renda, na assistência social, na saúde, na educação , na infraestrutura, segurança, etc.
O que mais espanta é que precisou se realizar uma Copa do Mundo para que o povo??? acordasse, como se estivesse tudo bem até a datada definição da escolha e o dinheiro gasto, claro que super faturado, tenha sido o que deu o “start” nestas mazelas.
O caso da infraestrutura é emblemático e vêm de séculos, somos o país do “deixa acontecer para fazer” e não do “vamos fazer antes que aconteça, planejamento zero.
No caso da educação, a básica está a cargo do município, que por força de lei está virando “pai e mãe” das crianças menores e “tutor” das maiores, causado pela modernidade que impões que os pais trabalhem, tendo que deixar os filhos na escola, de preferência em tempo integral, a escola que se vire, ou melhor, os prefeitos que arrume vagas. Já o ensino médio é a cargo do estado, sem comentários, abandono total e o superior é do governo federal, que tenta tapar o Sol coma peneiras com o discriminatório sistema de cotas.
Agora o grande ralo do setor público e saúde, ancorada no Sistema Único de Saúde (SUS) que tem, por definição constitucional, que ser universal, ou seja, atender a todos, sem discriminação alguma.
Portanto, por mais que o poder público invista, estará sempre aquém da situação ideal, porém, deveria tê-la como sua meta. Isto tem uma agravante, com a população envelhecendo a despesas tendem a aumentar, pois com os preços abusivos da saúde privada a tendência natural para os idosos será procurar a rede pública, aliás, não só os idosos.
Poderíamos escrever várias laudas só as mazelas do povo brasileiro que já estavam ai muito antes de se cogitar uma Copa do Mundo.
Como começar a resolver isto, em outubro demonstre toda a sua revolta nas urnas, tirando a turma que pensa que o bolsa família é a solução dos problemas acima.
Embora, sinceramente, pensa que muitos ainda se vendem por ela.

Nenhum comentário: