10 maio, 2016

Imobilidade...

Terça...

Muito já dissertei e divaguei por estas parcas linhas sobre este assunto, a total incompetência na gestão da mobilidade urbana de Joinville, sendo que isto não se origina nesta administração, é endêmica, está aninhada no cerne do instituto, assim como a teimosia.

Comecemos pelo exemplo dos elevados, na maioria das vezes são soluções para entroncamentos perigosos, para dar agilidade ao trânsito, já na visão dos nobres membros do instituto, enfeiam, servem de moradia, fazem de conta de que não sabem que estes problemas são resolvidos com projetos belos e inteligentes, preferem trevos, rótulas que mais parecem abertos de forma aleatória, feitos a “facão”.

Tornaram os automóveis o inimigo número um do trânsito, as ruas mal dimensionadas, sinaleiros mal sincronizados,  binários que invariavelmente terminam em “gargalos”, portanto, canaletas de ônibus mal projetadas, não são causadoras de engarrafamentos.

O transporte coletivo urbano municipal (privado) é caro, ineficaz, ineficiente e ultrapassado, pois vejam, com todo o investimento em corredores de ônibus, com a desculpa de diminuir o tempo do trajeto, o que até faria sentido se a maioria deles terminasse em um terminal, o que não ocorre, pois grande parte se localiza ao lado oposto da via, fazendo com que o ônibus tenha que atravessar, perigosamente, toda a extensão lateral da mesma.
Para que tenham uma noção de como este “planejamento” está dando certo, o número de passageiros diminuiu 12%, sim diminuiu mesmo com o aumento da população.

Fica-se com a nítida noção de que tudo é feito na base “vamos fazer para ver como é que fica”, ou seja, não há análise das consequências, como, por exemplo, o que foi feito na Av. Paulo Medeiros, uma aberração a mobilidade urbana, inclusive complicando o acesso ao mercado público, agora, depois de feito, estão pensando em uma solução paliativa.
Traduzindo, a solução está em um reset no instituto, pois continuar como está a cidade está fadada ao shut down.


Assim caminha a mediocridade...

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