07 maio, 2013

Terça...

Quando estudei gestão aprendi que o salário é a primeira “coisa” que afeta diretamente a satisfação dos funcionários, pois causa a falsa noção de reconhecimento, portanto, de certa forma, é uma maneira de incentivar a produtividade, assiduidade, etc. Não deve ser atrasado ou parcelado, deve ser justo em relação à atividade exercida.
Existem os salários indiretos como plano de saúde, vale transporte, vale refeição, etc., todos a critério da empresa e que servem para demonstrar, de certa forma, a responsabilidade social da empresa que nem todas possuem.
Outra regra básica é a correção salarial, vivemos em um País inflacionado, mesmo que pequena a inflação existe e desvaloriza o Real, consequentemente o salário, diminuindo o poder de compra. Desta forma é essencial que o salário seja corrigido anualmente pelo índice inflacionário acumulado até data base da categoria profissional, mesmo sendo índices “maquiados”, muitas vezes distantes da realidade, devem ser aplicados.
Não é o que pensa o alcaide do reino dos manguezais de Joinville, já parcelou o salário, não tem mantido a tradição de pagar no dia 5 de cada mês e agora quer conceder um reajuste salarial inferior a inflação, está próximo de conseguir o que seu antecessor conseguiu, greve no primeiro ano de administração municipal, como já escrevi, mais do mesmo com requintes de inferno astral.
O interessante é ver alguns membros da imprensa??? defendendo o prefeito e acusando o sindicato, é hilário para não dizer triste.

2 comentários:

Jordi C disse...

Mario,
O tema do salário esta muito brm colocado. O do tamanho da maquina publica é outra abordagem do mesmo problema. O custeio consome a capacidade de investimento.
Não é um problema menor

Nelson Jvlle disse...

Sei não. Mas isso tem cheiro de "bode na sala", como já foi com o cancelamento do "früshtick" dos servidores. Depois que tira o bode, acaba dando o que sempre quis dar, ou seja, o índice oficial. E todo mundo sai cantando e dançando.
Nosso alcaide tem um "macaco velho" como mestre, e devagarzinho ele vai aprendendo a manha.
De minha parte, só posso lamentar. Estando eu certo ou errado.