11 agosto, 2015

Enem

Terça...
Com a divulgação dos resultados do ENEM retornam as teorias sobre o que está certo ou errado, porque o Estado “A” vai melhor ou pior que o Estado “B”, assim por diante.
Como é uma avaliação do Ensino Médio, cria-se a ilusão que o problema está nele, na modalidade de ensino ali aplicada, o que tem certa lógica, porém não é o principal motivo gerador.
O cerne da questão está na baixa qualidade do Ensino Fundamental (já escrevi sobre isso), sem uma boa nada se constrói. Isto também vale para o Ensino, não adianta ensinar equação do segundo grau para quem não sabe matemática básica, ou análise sintática para quem não sabe conjugar; alguns dirão: “isso não existe”, existe sim.
Está implícito no atual ensino um tipo de promoção automática, algo do tipo, ano que vem o aluno melhora, para alguns funciona, poucos na verdade, criando índices ilusórios de aprovação e de qualidade.
Claro que existem muitas exceções, ou melhor, algumas exceções, porém notem um detalhe, são escolas que mantêm, além de um excelente quadro docente, regimes rígidos disciplinares e/ou processos apurados de seleção.

Portanto, solução existe, embora seja em longo prazo, passa por uma mudança de paradigma, o que não é fácil, significa sair da zona de conforto, demanda mudança de atitude, investimento profissional e vontade governamental. É só querer, simples assim.

* Artigo publicado na edição de ontem (pag. 7) jornal A Notícia 

Nenhum comentário: