30 novembro, 2012

Sexta... 

Ratatouille: 

É uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes». [Pequeno Dicionário da Gastronomia]. Existem variações da receita, escolhi esta: 

Ingredientes: 
2 pimentões vermelhos em rodela fina
2 pimentões amarelo em rodela fina
2 berinjelas em rodelas fina
3 abobrinhas em rodela fina
2 cebolas em rodela
2 colheres de (sopa) de manjericão
5 tomates sem pele e sem sementes
1 dente de alho picado
½ xícara de azeite extra-virgem
Manjericão
Tomilho
Sal
 
Preparo: 
Disponha as rodelas de berinjela espalhadas sobre uma forma e salpique sal, deixando a forma levemente inclinada para o liquido que se forma escorrer. (aprox. ½ h)
Lave-as e seque bem.
Com uma faca faça marcas nas berinjelas (um quadriculado) com cuidado para não passar para o outro lado, fazer isso com os dois lados da berinjela.
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e doure as berinjelas de ambos os lados.
Faca isso com os outros ingredientes (os pimentões, abobrinha e a cebola, mas lembre-se é para dar uma cor, depois terminaremos de cozinhar no forno).
Feito isso com todos os vegetais, em um refratário pincelado com azeite intercale berinjelas, abobrinha pimentão amarelo, pimentão vermelho e a cebola. E assim por adiante, ate completar todo o refratário, picar bem o manjericão e salpicar por cima.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o sal, a pimenta e as ervas aromáticas picadas.
Leve tudo ao processador até formar um creme. Retorne o molho à panela a deixe apurar um pouco mais, para ficar mais cremoso.
Coloque o molho sobre os vegetais no refratário cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 35 min.
PS.: Montagem baseada na do filme de mesmo nome.

Bom final de semana.

Nenhum comentário: