05 outubro, 2012

Sexta... 

Continuando na linha italiana, uma receita que faz muito sucesso na Argentina.
Tortei 
Ingredientes:
Massa:
5 ovos
500g de farinha de trigo
½ xícara de água morna
Recheio:
1 dente de alho amassado
½ cebola picada
500 g de abóbora cozida e espremida
30 g de queijo parmesão
½ xícara de farinha de rosca
sal
pimenta do reino
noz-moscada
Molho:
1 dente de alho amassado
½ cebola picada
4 tomates picados
Sal
Pimenta de reino
Açúcar
Manjericão fresco
100 de gorgonzola amassado
Preparo:
Em uma superfície lisa, arrume com cuidado a farinha e os ovos formando um vulcão. Comece a misturar a farinha com os ovos até formar uma massa que você consiga manusear sem grudar. Caso a massa fique muito seca, vá acrescentando a água morna aos poucos, quase de gota em gota.
Assim que a massa alcançar uma consistência agradável, enrole-a em um pano e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos.
Em uma panela com um pouco de azeite refogue um dente de alho, meia cebola e misture o purê de abóbora, o queijo parmesão e depois tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada.
Misture a farinha de rosca para secar, desligue o fogo e deixe esfriando.
Para fazer o molho, refogue outro dente de alho, a outra metade da cebola e depois acrescente os tomates, tempere com sal, pimenta do reino e um tiquinho de açúcar. O manjericão e gorgonzola serão acrescentados mais tarde, reserve tudo.
Voltamos à massa. O objetivo abrir a massa de um jeito que ela fique o mais fina possível. Não é fácil, nem rápido, mas é possível. Faça isso com ajuda de um rolo de madeira
Corte a massa em retângulos, coloque uma quantidade satisfatória de recheio em uma metade do retângulo e feche o pastel apertando um garfo nas extremidades para vedar bem. (Faça os pastéis o menor possível porque essa massa cresce quando cozinha.)
Coloque os pastéis em uma panela com água fervendo, um fio de óleo e um pouco de sal. Cozinhe de 30 a 40 minutos. Enquanto isso aqueça o molho e acrescente o manjericão. Desligue o fogo, acrescente o gorgonzola e misture.
Arrume os pastéis em uma travessa e cubra-os com o molho.

Bom final de semana!

Nenhum comentário: