03 outubro, 2012

Quarta...

Hoje quero abordar a polêmica do Monotrilho, aquele sugerido pelo Sen. Luiz Henrique, com o traçado sobre o rio Cachoeira.
Muitos, mas muitos mesmo, contestam a idéia, dizendo que Joinville não tem população suficiente que justifique este tipo de investimento, ou mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São os mesmo que reclamam do caos do trânsito, do transporte público, etc.
A lógica é simples, o transporte público só é atraente quando une eficiência e eficácia ao baixo custo, o que não ocorre. Vamos a uma conta rápida, somos 4 pessoas em casa, ao custo de R$ 2,75 por pessoa (o mesmo de 1 litro de gasolina aditivada) gastarei R$ 22,00 reais por cada ida e volta, de carro, com um litro de combustível levo cada um ao seu destino, busco e gasto, se muito 1 litro de combustível.
Portanto, por que fazer como sempre, esperar o problema aparecer para depois resolver? Por que não investir agora para evitar o problema no futuro? 
Este ano, 2012, estamos começando a investir em projetos do planejamento de 1973/74, como a conclusão da Almirante Jaceguai, que se tivesse sido realizada na época custaria muito menos, assim como as hoje inimagináveis e inviáveis (pelo custo) duplicações da Dr. João Colin e da Blumenau que ficaram no papel.
Esta é a velha é boa prática de espera para ver como é que fica, aliás muito utilizada pela administração atual. #PraFrenteJoinville

Nenhum comentário: