27 março, 2017

Lisarb...

Segunda...

Para os que não estão lembrados Elliv Nioj situa-se na região Sul do Reino dos Manguezais de Lisarb, sendo sobre este reino que discorrerei no breve texto de hoje.

Os nobres legisladores monárquicos, que são extremamente criativos, principalmente quando o assunto a contraria o seus eleitores, aprovaram na calada da noite um projeto que permite a terceirização da todos os serviços do reino, sem regras para estas terceirizações, deixando-as amplas, totais e irrestritas, ou seja, posso ser dono de uma empresa cujo único “contratado” seja eu, terceirizando todos os serviços.

Afirmam que isso gerará empregos, o que duvido muito, pois o que gera emprego é uma economia proativa.
Como nossos empresários prezam o lucro a qualquer custo a terceirização, como está vem a calhar.

Exemplificarei meu ponto de vista com uma analogia ao mundo animal.
Há uma empresa onde o leão é o presidente, trabalham para ele a zebra, que recebe 2 fardos de feno como pagamento, um pombo que recebe 2 sacas de milho e um peixe que recebe 2 kg de plâncton, ou seja, um animal de anda, um que voa e um que nada.

O leão resolve terceirizar e demite os três contratando a empresa Patos, que envia um substituto para ocupar o lugar e fazer o serviço dos três, um dos seus associados, um pato recém-formado que desempenha as 3 funções, só que anda mal, voa mal e nada mal, mas o custo reduzirá para 1½ saca de milho, com o pato recebendo ½ e a empresa ficando com 1.
Traduzindo, aumentando a exploração da mão-de-obra.

Não podemos permitir que isso prossiga desta forma. Ou podemos?

Assim caminha a mediocridade...


PS.: Isto é uma obra de ficção, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.

Nenhum comentário: