09 junho, 2015

Terça...

Reza a história que em 28 de janeiro de 1808 os portos do Brasil foram abertos por D. João VI, em Salvador (na capitania da Baía de Todos os Santos).
Abertura resultada de um “acordo” entre a Grã Bretanha e Portugal, onde a esquadra britânica protegeria a portuguesa da marinha de Napoleão, desta forma o Brasil poderia negociar suas riquezas como o mundo sem a intermediação de Portugal.
Como a falida coroa portuguesa havia se mudado para cá, uma medida muito propícia, pois proporcionava renda à colônia.
Assim começa oficialmente o “toma lá, dá cá” tão em voga no país, também conhecido como o “jeitinho brasileiro”, ou seja, corrupção instituída.
Arrisco afirmar que a corrupção se tornou cultural, pois grande parte a exerce rotineiramente nas pequenas coisas como furar uma fila, usar a influência de um amigo para alguma vantagem, estacionar em lugar proibido com a velha desculpa “é rapidinho”, burlar leis, sonegar impostos, etc.
Somos um povo que critica o corrupto, porém, se muito, pensaria duas vezes se proposta semelhante nos fosse oferecida, ou seja, hipocrisia. Para mudarmos tais atitudes precisamos um novo paradigma cultural, ou seja, uma mudança no modus vivendi.
Isto leva décadas, sendo otimista, passa pela educação, por exemplos vindos de cima, ter a honestidade como principio fim.
Convenhamos, será difícil, muito difícil, mas não impossível.

Vamos começar?

Nenhum comentário: