05 março, 2014

Quarta...

Mais um dia choveu, coincidiu com a maré alta, alagou o Centro e a Zona Sul de Joinville, além de ser histórico e por que não dizer geológico, já passou da época do problema ser, no mínimo, amenizado, porque solução mesmo só mudando ao cidade de lugar.
Não posso garantir os dados que passarei agora, pois são antigos e muita água já passou por cima da ponte; o assoreamento do Rio Cachoeira na região do Marcado Público e de 18 m, próximo a ponte do Trabalhador, que tem aquele formato porque veleiros passavam sob ela.
Mas voltemos ao rio, ele recebe as águas de praticamente de todos os rios e riachos iniciando no  Costa e Silva passando por diversos bairros até desaguar na Baía da Babitonga, deixando sem vazão, inclusive quando não está chovendo e a maré enche, o rio corre do mar para terra.
Portanto, deixemos de frescuras, tem que dragar o rio urgentemente, muitos dizem que não, por não saber onde colocar o lodo, por estar contaminado, inclusive com metais pesados, pergunto: que já analisou quimicamente o "conteúdo" deste lodo? Será que as garças, capivaras, jacarés e peixes são imunes a esta poluição?
Ouso deixar uma sugestão, admito não ser das mais ecológicas, primeiro, creio que se o rio retornar a sua profundidade original, ou próxima a ela, muitos destes alagamentos desaparecerão, portanto dragar é a solução, levando este lodo pra alto mar, despejando no mesmo lugar, formando uma ilha, pode parecer estranho, mas existem ilhas formadas pelo depósito de coisas piores pelo mundo.
Talvez não seja a melhor solução, quem tiver uma melhor que apresente, mas ao menos deveria ser estudada, Joinville merece, ou melhor seus habitantes, aqueles que realmente  a constroem  merecem, ou não?

Nenhum comentário: