02 abril, 2013

Terça...

Em nome da mobilidade, Joinville está criando “canaletas” exclusivas para ônibus, ciclofaixas, ciclovias, é a cidade dos binários e das rotatórias, o quê, como se vê, não funciona, aliás, funciona, o trânsito é travado até nos finais de semana, conseguindo eliminar os estacionamentos em diversas ruas do centro, sem criar qualquer alternativa, só sobram os estacionamentos privados, que sabem explorar muito bem.
Pensar em outro trajeto para os ônibus é inaceitável, passam pelo centro, disputando espaço com os carros, sem um único ponto de parada. Inaceitável é manter um Terminal no Centro da cidade, coisa do século passado.
Se a intenção era copiar Curitiba, passaram longe, muito longe.
As tais ciclofaixas não trazem segurança alguma ao ciclista, chegam ao cúmulo de colocar uma ciclofaixa ao lado de uma faixa exclusiva para ônibus, como na Rua São Paulo. Inclusive em nome desta tal mobilidade não respeitam nem área de embarque e desembarque de escolas.
Sugerem que se utilize mais o transporte público, como se o que existe tivesse qualidade e um preço aceitável, isto está longe de ocorrer.
Pior que entra prefeito, sai prefeito e o pensamento não muda, esta turma deve estar muito bem enraizada nos IPPUJ, SEINFRA e ITTRAN.
INFELIZMENTE.

Um comentário:

Nelson Jvlle disse...

Excelente artigo Sr. Mancini. É quase um desabafo. Partilho exatamente da mesma opinião quanto à forma que estão tratando mobilidade em Joinville.
O que fazem aqui, é totalmente irracional. E quando apontamos a burrice e reclamamos por soluções mais eficientes ou inteligentes, a única coisa que sabem nos dizer é: vá de bicicleta ou de táxi!
O caso do embarque/desembarque do Santos Anjos é emblemático. Houve até quem insinuasse que por ser escola particular (privada) aquela área não pode sobrepujar o interêsse público (ônibus e zona azul). E fecharam tudo, sem nenhuma opção segura para as crianças.Mas também, quem se importa? Afinal são apenas filhinhas de papai da classe média, não?
Céus!! estão nos empurrando para uma guerra de classes.