23 abril, 2013

Terça...

Hoje falaremos sobre a educação superior em Joinville, acabo de receber a notícia de que o grupo da Estácio de Sá está vindo para a cidade, afinal a 3ª maior economia do Sul do País é um mercado muito interessante, tanto que já estão presentes grandes grupos educacionais como a Anhanguera e a PUC, além dos locais UNIVILLE, SOCIESC, FCJ, etc. Boas opções para quem pode ingressar na faculdade particular.
Enquanto isso, na opção de ensino público, estamos restritos a cursos na área de exatas, nem os cursos de “cuspe e giz” são oferecidos (não citarei para não ofender alguns profissionais), pois somos simplesmente ignorados, Estados vizinhos possuem universidades federais em municípios muito menores que Joinville, bom para eles, mas péssimo para nós.
Nossos jovens que desejarem tornarem-se médicos, dentistas, advogados, arquitetos, etc., terão que cursar no ensino privado e oneroso, talvez consigam uma bolsa, Prouni, ou algo parecido; podem também tentar cursar na UFSC, alguns cursos no UDESC, mas todos fora de Joinville, muitas vezes distantes, forçando a residência na cidade, o que torna o custa igual ou superior a estudar em uma faculdade particular, exceção feita aos cursos de Medicina e Odontologia.
Traduzindo, durante anos, talvez por falta de força política, vontade ou de ambos, Joinville foi e é ignorada pelo ensino público superior, até quando aceitaremos calados?

Nenhum comentário: