14 abril, 2010

Quarta...

Hoje o assunto é educação.
Quem atua na área já deve ter percebido, com o passar dos anos nossos alunos estão perdendo a capacidade de interpretar textos, isto acontece há algumas décadas.
A falha na interpretação de textos atrapalha em todas as disciplinas, não é exclusiva da disciplina de português. Conversando com professores de matemática, física, sistema operacional, etc., descobre-se que o maior problema nas avaliações é o do aluno não conseguir responder corretamente porque não entendeu o que estava se pedindo. Por exemplo, pede-se definição e a resposta é sobre a utilidade e vice-versa.
Só podemos aceitar como alfabetizada a pessoa que lê e entende o que leu.
Se os professores incentivarem a leitura, mesmo que de textos técnicos, isto deve melhorar; incentivar a leitura e cobrar o que foi lido. Pode demorar, porém temos que começar, o futuro de qualquer país passa por esta via.
Na segunda escrevi sobre analisar as propostas dos candidatos. Para poder analisar a pessoa precisa entender o que está escrito, ou melhor, qual o sentido do que está escrito, as famosas entrelinhas.
Isto se aplica em todos os níveis de ensino, quantos antes começar melhor, mesmo assim penso que para aprender não existe idade.
___________________________________________________
Pensamento do dia
"Pequenas coisas só afetam as mentes pequenas." - Benjamin Disraeli

Nenhum comentário: