09 abril, 2010

Sexta...

Mahlubi
Ingredientes
1 kg de carne (músculo) ou cordeiro cortada em cubos de 4 a 5 cm
2 berinjelas médias
2 cebolas médias cortadas em fatias largas, no sentido do comprimento
3 xícaras de arroz lavado e escorrido
3 dentes de alho socado com um pouco de sal
1 colher de café de cardamomo (socado na hora)
1 açafrão em rama ou 1 colher de açafrão em pó
2 colheres de chá de pimenta síria
2 unidades de canela em pau
1 colher de chá de canela em pó
½ litro de água
Óleo abundante para fritar as cebolas e berinjelas
1 xícara (ou mais) de snoobar* previamente dourado em 1 colher de manteiga (para decorar)
Sal a gosto
Preparo
Em uma panela de pressão, refogue a carne com uma parte do alho socado e 2 ou 3 colheres de óleo. Adicione água, canela em pau, parte da pimenta síria, do cardamomo e do açafrão e um pouco de sal. Deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Separe a carne do caldo e reservar separadamente.
Depois, lave as berinjelas e corte-as com casca, em fatias no sentido do comprimento e com espessura de 1 cm. Mergulhe as berinjelas em um recipiente com água e sal e deixe de molho durante 5 a 10 minutos. Enquanto isso frite as cebolas até dourar em óleo abundante e bem quente, e reserve-as. Seque as berinjelas e frite-as no mesmo óleo, deixe reservada também. À parte, refogue o arroz com o resto do alho e 2 colheres de sopa de óleo. Deixe reservado.
Montagem
Em uma panela de aproximadamente 15 cm de altura e 30 cm de diâmetro, coloque a carne, cobrindo todo o fundo da panela. Em seguida, espalhe as cebolas. Depois, sobreponha as berinjelas em sentido vertical, cobrindo as laterais e deixando uma distância entre as fatias de mais ou menos 3cm. Coloque o arroz e cubra tudo com a água do cozimento da carne (6 xícaras ou mais, se necessário).
Tempere com o resto do açafrão, pimenta, cardamomo, canela em pó e sal a gosto. Tampe e deixe cozinhar em fogo brando. Retire do fogo, aperte o arroz com uma escumadeira e desenforme cuidadosamente, mas só na hora de servir. Espalhe o snoobar sobre a superfície do prato e em toda a volta. Agora sirva acompanhado de coalhada fresca e salada. Um ótimo apetite para você e sua companhia.

*Sementes do pinheiro Pinus pinea, nativo de regiões na costa mediterrânea. Conhecido também como pignole, dá sabor crocante a massas, esfirras...
__________________________________________________
Pensamento do dia
"A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos." - Marcel Proust
Bom final de semana.

Nenhum comentário: