20 abril, 2016

Pingos sem is...

Quarta...

Para fazer jus ao nome do blog vamos a mais uma polêmica, principalmente após o show de horrores proporcionado pelos nobres deputados na votação pela aceitação do processo de impeachment.
Precisamos de uma reforma política urgente, abrangente, que crie regras e limites, não só para evitar a criação de partidos sem a mínima ideologia, mas, principalmente, para os postulantes a cargos públicos.

A primeira delas, fazer valer o projeto Ficha Limpa, inclusive ampliando-o, não poderá concorrer quem estiver sendo investigado por corrupção e/ou processos cíveis, já limitaria muito.
Criar idades mínimas para a ocupação de alguns cargos, principalmente os legislativos, que são os cargos que constitucionalmente mandam na cidade, no estado e no país.
Por exemplo, para vereador 21 anos, deputados (estadual ou federal) 30 anos, senado 45 anos, desta forma se exigira um mínimo de experiência de vida para a ocupação do referido cargo.

Assim como vincular níveis acadêmicos para os mesmos, no mínimo ensino médio completo, quando o ideal seria nível superior, não que isto garanta um nível muito alto, pois na última vimos um deputado de alto grau universitário cuspindo em outro, uma demonstração de falta de educação e descontrole incrível.
E não venham com as desculpas esfarrapadas de que quem vota pode ser eleito, isto é um sofisma tolo.

Outra medida interessante seria, como fazem alguns colégios e algumas universidades, criar um curso interno das referidas casas de nivelamento de português e matemática básica, desta forma, talvez, o nível dos discursos melhores, os esses voltem a fazer parte do plural das palavras e a utilização da colocação pronominal evite o “se chama-se”.

E antes que perguntem o porquê da matemática, a resposta é simples, para desenvolver o raciocínio lógico, pois sem ele não conseguimos estruturar um texto, com ele evitamos aqueles emaranhados de falas desconexas proferidas na votação. Simples assim.

Assim caminha a mediocridade...

Nenhum comentário: