28 junho, 2013

Sexta...

Depois de uma semana, diríamos, pesada temos uma receita para o final de semana da série fácil que impressiona.

Badejo grelhado ao Molho de Mangas Frescas
Ingredientes:
1 kg de postas de badejo
4 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 colher de sobremesa de alho triturado fresco
1 colher de sobremesa de coentro picado
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
Sal a gosto
1 manga média picada
1 colher de café de raspas de casca de limão
Preparo:
Tempere as postas com o vinho, sal, alho, coentro e azeite.
Deixe descansar por 10 minutos.
Aqueça uma chapa para grelhar, caso não tenha uma, utilize uma frigideira antiaderente grossa e prepare as postas.
Em uma (outra) frigideira dê uma leve salteada nas mangas picadas em um pouco de azeite. Retire do foto e misture as raspas de casca de limão. Sirva imediatamente.
Acompanhe com arroz branco e uma boa salada verde.

Bom final de semana.

26 junho, 2013

Quarta...

Ontem vimos um exemplo de democracia na eleição do presidente do Conselho de Cidade (Joinville/SC), aberta, legitima e bolivariana.
Uma eleição na qual todos sabiam quem seria o vencedor, um verdadeiro jogo de cena, porém, legitimo.
Apesar de ser um cargo “decorativo”, de mestre de cerimônias, pois não tem direito a voto, só responsabilidades, a PMJ não abre mão do cargo, deve ser sinal de status.
Cabe ressaltar que mal a eleição terminou, a certeza da vitória era tanta, que o material para discutirmos o cronograma já estava pronto, inclusive com palestras agendadas.
Mas faz parte do jogo, quem não sabe jogar que vá chorar na cama que é lugar quente, ao menos penso que foi esta mensagem que quiseram nos passar.
Assim sendo, parabéns ao eleito, por coincidência o presidente do IPPUJ, sim, uma simples coincidência. Que tenha um “mandato” justo e leal.

25 junho, 2013

Terça...

Que vivemos em um País presidencialista com uma constituição pensada para o parlamentarismo todos sabemos, mas aventar uma nova assembleia constituinte, mesmo que seja somente para reformar o sistema político, beira a sandice, além de gerar um gasto enorme pode, principalmente com o Congresso atual, migrar para um regime totalitário, como o Comunismo, o Fascismo, o Chavismo, etc. O sonho do PT. O que tem um forte cheiro de golpe.
Já pelos lados do reino do manguezal de Joinville é dia da eleição do presidente do Conselho da Cidade, já escrevi sobre isso, porém vale à pena retornar, iremos permitir que a Prefeitura continue a “dar as cartas”?
Na curta vida útil do Conselho todos os presidentes foram os presidentes do IPPUJ, agora acenam com a mesma “solução”, abrindo uma exceção, um advogado diretamente alinhado com eles, ou seja, mais do mesmo.
Seguindo na linha das manifestações pelo País, ACORDA JOINVILLE!

24 junho, 2013

Segunda...

Muito interessante a propaganda da Águas de Joinville sobre as obras do esgoto, “uma obra incomoda muita gente...” e quando termina incomoda muito mais, com remendo que além de feito pela metade, soa de baixa qualidade, perto de casa utilizaram uma retro-escavadeira, o asfalto ficou todo trincado, só refizeram os locais que haviam cavado. O resto ficou destruído, além do degrau formado pelo asfalto novo.
A propaganda informa que para cada real investido em saneamento o município economiza R$ 5,00 em saúde, só esqueceram-se de colocar um detalhe, quem paga tudo isso somos nós, com o IPTU e as taxas abusivas de esgoto.
Como diz meu pai, “é fácil cumprimentar com o chapéu dos outros”.
Enquanto isso pelo País as manifestações continuam, algumas abusando do vandalismo, uma maneira idiota e burra de se manifestar, reclamam dos gastos e depredam bem públicos, ou seja, geram mais gastos, “brilhante”.
E sinceramente, alguém acredita que os políticos estão ligando, nem a Presidente, em seu pronunciamento falou “nada com coisa nenhuma”, sem o menor sinal de atitudes para, sequer, amenizar os problemas. Este é o Brasil do PT.

21 junho, 2013

Sexta...

Mesmo com o Brasil a deriva pela falta de comando neste últimos 10 anos,  é dia de receita, tinha em mente publicar a receita de bombom de alcatra recheado, como a maioria já a conhece, portanto temos uma receita um pouco ousada, acredite nela.
Hambúrguer de pernil com cebola refogada*
Ingredientes:
½ kg de pernil de porco
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de páprica picante
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
8 ramos de alecrim
3 cebolas médias em rodelas grossas
1 pitada de louro em pó
Preparo:
Limpe o pernil, elimine a gordura aparente e as aparas.
Pique-a pedaços pequenos e, em seguida, pique finamente até ficar bem moída. 
Se preferir, moa a carne.
Tempere com o sal e a páprica.
Misture com as mãos ou uma colher até obter uma massa homogênea e modele 8 hambúrgueres (5 cm de diâmetro).
Arrume em um prato, pincele-os com 1 colher (sopa) de azeite e sobre cada um disponha um ramo de alecrim. Cubra com filme plástico e reserve dentro da geladeira.
Coloque em uma frigideira antiaderente o azeite restante, as cebolas e o louro. Refogue, salteando de vez em quando, por 15 minutos ou até a cebola dourar. Retire as cebolas.
Arrume os hambúrgueres na mesma frigideira antiaderente e grelhe por 8 a 10 minutos ou até dourar dos dois lados.
Tome cuidado para a carne ficar cozida por dentro. Retire do fogo. Sirva com a cebola refogada.
*Para esta receita creio que meu amigo Daniel indicará um Pinot Noir ou um Malbec. Será que acertei.

Bom final de semana.

19 junho, 2013

Quarta...

Gosto de ver como tem gente que acredita cegamente em promessas políticas, mesmo que colocadas no papel, não significam nada (incluo aqui o nobre Alcaide), assim como penso serem belas e justas as manifestações pacíficas que ocorrem pelo Brasil e amanhã em Joinville, como já escrevi, as que causam destruição e vandalismo não passam de agitação desordenada, sem objetivo que mereça ser considerado.
Porém pergunto: alguém acredita, piamente, que algum político esteja realmente preocupado com o que pensam dele os de seus atos?
É só ver as últimas atitudes do Congresso no melhor estilo Justo Veríssimo: “Quero que o pobre se exploda.”
Amanhã tem eleição para presidente do Conselho da Cidade do reino dos manguezais de Joinville, embora a PMJ já considere a vitória certa, espero que não fiquemos abandonados nesta difícil peleja. Pois já nos sentimos assim, ou não?

18 junho, 2013

Terça...

Existe um ditado antigo que diz que “uma andorinha só não faz verão”; e é o que estamos notando na eleição para Presidente do Conselho da Cidade, enquanto a PMJ vem com o candidato próprio, que já parte com 20 votos, me informaram que certo advogado, que possui interesses imobiliários e está diretamente ligado ao nobre Alcaide, está visitando conselheiros pedindo voto para sua candidatura.
Uma manobra clara para eliminar qualquer candidatura concorrente, pois dividindo os conselheiros não pertencentes ao poder público, que são 32, o candidato da PMJ vence de maneira fácil a eleição, a menos que a mesma se realize em 2 turnos, o que não acredito que ocorrerá, pois proporcionará uma pequena, mas existente, chance dos representantes do Alcaide perder, não sei se ele aceitaria facilmente.
Portanto peço aos amigos leitores do blog (deve existir algum) que divulguem este “post” e ajudem nosso candidato a ter uma chance, por menor que seja.

17 junho, 2013

Segunda...

Começamos mais uma semana, a 3ª do mês de junho, espero, sinceramente, que tenhamos, enfim, uma semana calma.
Apesar dos protestos que pululam pelo País, creio que se a polícia se afastar a manifestações tenderão para a passividade, pois se assim não forem perderão a pouca credibilidade que tem, se é que tem alguma.
Existem muitas maneiras de se protestar contra algo ou alguém muito mais eficaz que passeatas e/ou badernas.
A vaia de sábado, na abertura da Copa das Confederações, por exemplo, mostrou a Presidente sua real popularidade, o real contentamento com o sue governo, embora ela afirme que era esperada, a expressão facial não deixou dúvidas, bateu e bateu fundo.
Ainda sobre a Copa, que bela a homenagem de Vicente Del Bosque a seleção de 82, aquela que encantou o mundo, dizendo que o belo futebol da Espanha é inspirado naquela seleção, que era brilhante, como disse o mestre Armando Nogueira, “se ela não foi campeã, azar da Copa.”

14 junho, 2013

Sexta...

Esta é uma receita que não pode faltar nos nossos finais de semana na praia.

Sonho com recheio de baunilha
Ingredientes:
Massa
2 tabletes de fermento para pão (30g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ xícara (chá) leite morno
1 xícara (chá) de manteiga
2 gemas
1 pitada de sal
6 a 7 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar misturado com 2 colheres (sopa) de canela em pó para polvilhar
Óleo para fritar
Creme de baunilha
500 ml de leite integral
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado
6 gemas passadas pela peneira
25 g de amido de milho
25 g de farinha de trigo
40 g de manteiga
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de licor de cacau
Preparo:
Massa
Dissolva o fermento e o açúcar no leite.
Junte todos os ingredientes, menos a farinha.
Misture bem juntando a farinha aos poucos até obter uma massa que solte das mãos.
Forme bolinhas de tamanho médio e deixe descansarem num tabuleiro ou mármore polvilhado com farinha.
Cubra com um pano limpo e deixe dobrarem de volume.
Frite os sonhos em fogo brando, em óleo não muito quente, dourando uniformemente.
Deixe escorrendo em papel absorvente.
Depois de esfriarem um pouco, corte cada sonho ao meio sem dividi-los totalmente, recheie com o creme e polvilhe com a mistura de açúcar e canela em pó.
Recheio
Em uma panela coloque o leite, o açúcar, as gemas passadas pela peneira, o amido de milho, a farinha de trigo, a manteiga, a essência de baunilha e o licor de cacau.
Misture bem e leve ao fogo, mexendo sem parar até levantar fervura. Quando levantar fervura deixe mais 30 segundos aproximadamente.
Pronto, é só rechear e comer.
Obs.: Não gostas de creme de baunilha? Fácil, troque o recheio. :-)

Bom final de semana.

12 junho, 2013

Quarta...

Como hoje é dia dos namorados não gostaria de escrever sobre o hospital “pilantrópico” que gosta de mascarar lucro em ouro, até porque envolveria o nobre Alcaide do principado dos manguezais de Joinville, assim como não gostaria de falar dos desmandos que estão ocorrendo em São Paulo, protestar é uma coisa, aquilo é selvageria, não merece crédito.
Também não gostaria de comentar a justificativa do IPPUJ para que o presidente do Conselho da Cidade seja alguém deles, que por já conhecer o processo, adiantaria os trabalhos.
Mas a quem interessa adiantar os trabalhos?
Quem disse que aceitaremos pressão para aprovar “a toque de caixa” o que quer que seja.
Creio que estão confundindo o Conselho com outro órgão público, só que legislativo.
Mas agora já escrevi, pena.


11 junho, 2013

Terça...

Era uma vez, no principado dos manguezais de Joinville o dia da posse dos membros do Conselho da Cidade, cerimônia realizada no hall dos Prefeitos, na sede da PMJ.
O Alcaide em exercício realizou um belo discurso sobre desenvolvimento, crescimento econômico, participação popular no seu governo, perfeito, como o esperado, sendo o bom orador que é.
Todos são apresentados, fotos tiradas, conversas e “armações” pré-conselho desenvolvem-se livremente, como deve ser em uma boa democracia, até que vem o agendamento de 1ª reunião, a da eleição do presidente, com regras ainda desconhecidas, é agendada para dia 20/06 às 15h, pronto, acabou a democracia.
Como já escrevi antes, em horário comercial, confesso que não chega a me atrapalhar, porém atrapalha muitos, senão a maioria que não pertence ao poder municipal. Como é uma reunião que além de elegermos um presidente, entre outras definições, agendarmos próximas reuniões, por que não realizarmos a reunião às 19h30min?
Será que os representantes do poder municipal não podem se reunir após o horário do expediente?
Assim ficamos com a impressão (falsa?) de que quantos menos conselheiros da sociedade civil melhor. Ou não?

10 junho, 2013

Segunda...

Comecemos com a comentada e polêmica construção de um Crematório em Joinville, provavelmente para mascarar o medo deste método ecológico de “ultima morada”, argumentam que atrapalharia o comércio da região, se fosse assim por que o Angeloni construiria uma nova loja praticamente em frente ao Cemitério Municipal? Desculpa furada. Próxima.
Gostaria de saber quem foi o “inteligente” que permitiu que se construísse um condomínio do Minha Casa, Minha Vida no local onde há um projeto de construção de um desvio para o trânsito de veículos pesados da 101, na região da grande Florianópolis, detalhe que passou despercebido pela reportagem do Fantástico de ontem. A burrice é deles, a conta é nossa.
Mas nem tudo é notícia ruim, o nosso JEC “passou da ponte” e consegui vencer fora de casa, esperamos de vire rotina; e não poderia deixar de citar o início da obra de duplicação da Santos Dumont. Começou, quando será concluída nem Deus sabe.

Hoje tem a posse dos membros do Conselho de Cidade, estaremos presentes, com certeza.

Boa semana a todos.

07 junho, 2013

Sexta...

Mais uma da série fácil e rápida.

Cappelletti ao Molho Rosé
Ingredientes:
1 pacote de 500 g de cappelletti recheado com ricota
2 litros de água
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picada
1 lata de creme de leite
200 ml de caldo de legumes
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
Ferva a água com o óleo e o sal. Acrescente o cappelletti e deixe cozinhar por 10 minutos.
Em uma panela média aqueça a manteiga e frite a cebola até dourar.
Acrescente o extrato de tomate e o caldo de legumes, deixando apurar um pouco. Coloque o creme de leite (com o soro) e tempere com sal e pimenta.
Escorra o cappelletti, coloque em uma travessa para macarrão, cubra com o molho e divirta-se.

Bom final de semana.

05 junho, 2013

Quarta...

Hoje serei “curto e rasteiro”, aqueles que pensam que a lei da Murphy que diz “que nada está tão ruim que não possa piorar” não é verdadeira é porque não conhecem as ruas de Joinville, com raríssimas exceções eram um festival de buracos, agora com as obras do esgotamento sanitário estão se tronando um belo teste para suspensões e amortecedores, quando são asfaltadas criam um belo valo no local da instalação do tubo, com o asfalto deteriorando-se rápido, quando são de paralelepípedo a perfeição do remendo mal feito é alcançada, na Rua Prudente de Moraes, primeiro passaram uma adutora pelo meio, sobrando as laterais para transitar, agora estão instalando o esgoto, traduzido, não sobrou rua nivelada, é tanto “pula-pula’ que embaralha até as letras do documento.
Assim como na João Pessoa, destruíram o asfalto perto de casa, sem falar nas calçadas, um caos.
Vamos esperar; quem sabe até 2030, na Joinville do Futuro do “Prefeiton”, as ruas estejam devidamente arrumadas.

04 junho, 2013

Terça..

Aqui pelo reino dos manguezais, cada dia que passa, fica mais claro que o nobre alcaide não está disposto a negociações, atitude mais do que esperada por aqueles que o conhecem.
Digo isso baseado em informações coletadas sobre o Conselho da Cidade, que será responsável pela análise e/ou modificação das Leis de Ordenamento Territorial, a famosa LOT.
Desejam (e farão) marcar reuniões em dias úteis, no horário comercial, o que certamente inviabilizará a presença vários conselheiros, ao menos da maneira constante que deve ser.
Alegam que para isto existem os suplentes, uma aposta interessante, principalmente porque os representantes do poder público não estarão ausentes, garantindo que a PMJ faça o que bem entender com o Conselho.
Por este motivo solicitamos ao Ministério Público (MP) que acompanhe “com carinho” as reuniões e assembléias do Conselho, para garantir, acima de tudo, a lisura das ações.  Muitos podem pensar ser esta uma atitude antipática, mas podem ter certeza, evitará muitos problemas futuros. Ou não?

03 junho, 2013

Segunda...

Vivemos uma época interessante no país, governos de credibilidade duvidosa proliferam; no Congresso perde-se um tempo precioso discutindo sobre opção sexual, religião, homofobia, sendo que somos um país laico e, na minha humilde opinião, somos livres para “amarmos’ quem quisermos. Cabe a cada um cuidar da própria vida e decidir o que é melhor para si.
Mas nem por isso concordo com este valor midiático que está se dando a isso, estão colocando que quem é “hetero” está contra tudo, ou melhor, todos que assim não for.
Aliás, não é só no Brasil, o grupo contra a homofobia da Espanha está exigindo que o Neymar se desculpe pela propaganda na Lupo, quando foge de cueca no momento que um homem pergunta sobre a cueca que ele usa, uma brincadeira, que para quem procura “pelo em ovo”, traz alguma maldade implícita. Menos gente, muito menos.
Em tempo, a música "Paula e Bebeto" do Milton Nascimento, com este nome, não foi escrita para um casal homoafetivo, ou foi?