05 dezembro, 2012

Quarta...

Muito se fala na Lei de Ordenamento Territorial (LOT), na polêmica de aprová-la ou não, confesso que não conheço o texto proposto, nem todas as mudanças propostas, porém, mesmo assim, irei “meter a colher” no assunto.
Joinville cresceu de maneira horizontal, a cidade é espalhada, com uma grande área urbana, que não precisa ser aumentada, pois a PMJ nem se consegue cuidar do que existe hoje, portanto, desconsiderando as áreas de preservação, como a cota 40, a cidade precisa se verticalizar, mesmo que alguns não gostem; definir zonas mistas, zonas comerciais, industriais e residenciais.
Os entraves ambientais são grandes, a cidade nasceu sobre o mangue, brinco que se fosse descoberta hoje o IBAMA não deixaria a cidade existir, sendo assim, verticalizar a área central e seu entorno torna-se uma solução necessária, assim como a adoção de outorga onerosa visando o bem comum.
Quanto ao trânsito, cada dia mais caótico, a solução, vivemos em uma cidade relativamente nova, que por falta de visão de dezenas de prefeitos, possui um malha viária estreita, sem avenidas largas, excetuando-se a Getúlio Vargas, a única com 3 pistas e área de estacionamento, as demais com 2 pistas e sem permitir o estacionamento, ou seja, soluções paliativas, que pouco ou nada resolvem.
Como se tronou financeiramente inviável realizar as alterações necessárias, pois os custos das desapropriações são muito altos (ex Dona Francisca e Santos Dumont), a solução, óbvia, é investir em transporte público, eficiente, eficaz e de custo justo, muito diferente do que temos hoje. Ou não?

Nenhum comentário: