26 março, 2009

Quinta...

Hoje resolvi não comentar o pacote habitacional, que pelas últimas declarações do Ilmo. Sr. Presidente, não tem prazo para cumprir metas. (entendam como quiser).
Preferi divulgar uma notícia que, se confirmada, poderá trazer o alívios a muitas famílias.
Uma erva comum no Brasil e que cresce na mata pluvial da costa litorânea pode se tornar futuramente uma aliada dos especialistas na luta contra o câncer. Análises feitas por uma equipe de pesquisadores de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, demonstraram que compostos isolados da erva-de-são-simão (Vernonia scorpiodes) são capazes de destruir vários tipos de células tumorais, sem causar efeitos expressivos às células não tumorais.
"Uma das frações dos extratos da planta mostrou bons resultados em camundongos e quando testada em três tipos de células cancerígenas", explicou Tania Mari Bellé Bresolin, coordenadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Univali. Segundo a professora, algumas análises da erva-de-são-simão alcançaram uma atividade seletiva, destruindo células de melanoma e adenocarcinoma e estimulando células do sistema imune, que auxiliam na defesa do organismo.
Sabe-se que, entre os efeitos colaterais da maioria dos agentes quimioterápicos utilizados atualmente, está a destruição de células de defesa, o que torna o paciente mais suscetível às infecções. "Se comprovada a seletividade dos compostos, futuramente pode-se desenvolver um quimioterápico mais seguro", analisou. (Continua...)
***
Só espero que as autoridades da saúde dêem a devida importância ao fato, que este estudo não migre para fora do país como já ocorre com tantos outros.
______________________________________________
Pensamento do dia
"O conhecimento é o olho do desejo e pode se tornar o piloto da alma." - Will Durant

Nenhum comentário: