17 julho, 2013

Quarta...

Muitas vezes a sabedoria popular ajudar a resolver ver problemas que muitos eu são pagos, bem pagos, não conseguem. Explico.
Aproveitando que estou de “férias” aproveitei a tarde de ontem para  ir a Delegacia Regional renovar o documento do carro (IPVA, licenciamento, etc.), quem se localiza na rua Blumenau, no coração do bairro América.
Enquanto esperava, conversei com uma pessoa que mora na zona sul, e a reclamação que me fez é justa e inteligente.
Em plena era da tecnologia da informação, dezenas ou centenas de pessoas precisam atravessar a cidade, passando obrigatoriamente pelo centro, para tirar a 1ª via, renovar carteiras de identidade e de motorista, o documento do carro, etc. em um lugar único, piorando o já caótico trânsito enfrentando grandes filas, reclamou e perguntou, por que as delegacias espalhadas pela cidade, ou algumas delas, espalhadas estrategicamente (acrescento,) não podem realizar estes serviços? Pois está “tudo” informatizado.

Boa pergunta; com a palavra a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Creio que serve para vários estados, ou não?

Um comentário:

Nelson Jvlle disse...

Prof. Mancini,

Em adendo a seu post, lembro de um questionamento sobre o qual já se escreveu muito "por toda Santa Catarina"... (acho que já ouvi essa frase), que diz respeito ao atendimento jurássico feito pelo Detran. Como foi dito, está tudo informatizado, em rede estadual e até nacional. Então não se justifica fazer o cidadão ir à delegacia só para buscar o Certificado do Renavan, quando do pagamento do IPVA, que é feito em banco ou em casa via internet.
Os estados mais desenvolvidos já enviam esse documento pelo correio ha muito tempo. Mas aqui em Santa Catarina, para nossa vergonha, continuamos a enfrentar filas e incômodos para buscar o "carimbo do cartório imperial".
Atraso medieval...