28 fevereiro, 2011
25 fevereiro, 2011
Ingredientes:
100 ml de leite de coco
1 cebola picada
1 kg de camarões limpos
2 tomates picados
1 colher de café de açafrão
sal
Pimenta malagueta
1 colher de azeite
Preparo:
Em uma panela aqueça o azeite e coloque a cebola picadinha. Logo que a cebola esteja dourar junte o tomate e deixe cozer até se desfazerem. Junte camarão, mexendo por 2 minutos.
Adicione o leite de coco misturado com o açafrão, a malagueta e o sal. Deixe ferver em fogo baixo durante 15 minutos.Sirva em travessa
23 fevereiro, 2011
Assunto de hoje: Vinhos. Algo que aprecio, com moderação, claro.
Luiz Horta
Jancis Robinson, a principal crítica de vinhos do mundo, autointitula-se uma penny saver, ou, em bom português, pão-duro mesmo. Com uma adega pessoal lotada de todas as melhores safras de Bordeaux e Borgonha, ela não tem problema algum em comprar os melhores vinhos baratos que encontra nos mercados londrinos, e os recomenda no seu site. O bom bebedor de vinhos sabe que vinho bom é o gostoso que atende à necessidade do momento. O bebedor equivocado, ao contrário, coleciona rótulos para exibir aos amigos.
Sem preconceitos, o Paladar foi aos principais supermercados da cidade, com seus corredores intermináveis cheios de vinhos. Impressiona a oferta de todos os países, impensável duas décadas atrás (veja comentário abaixo sobre os clássicos de todos os tempos), o que aumenta a sensação de desorientação labiríntica e a necessidade de alguma indicação. Foram quatro dias praticamente escaneando prateleiras e conversando com atendentes. A primeira surpresa, além dos inúmeros rótulos desconhecidos, foi a boa climatização dos ambientes, em geral refrescados adequadamente.
Outra, não há mais luzes potentes e quentes dirigidas aos vinhos, coisa que os destruía com facilidade - o que já comprei de vinho cozido por calor vindo de cima e uma muralha de ovos de Páscoa na frente abafando ainda mais as garrafas... Melhoraram conservação e exposição, é uma alegria ver isso.
Caso a demanda inclua algum equipamento básico, o quadro também melhorou. A oferta de taças triplicou, longe do copinho grosso de vidro. Há qualidade e formatos variados. Consegui algumas de vidro fino bem corretas. Os saca-rolhas que abrem os braços, aqueles estilo polichinelo, grandes quebradores de rolhas que eram, estão sumindo. Predomina hoje o de garçom francês, em três estágios, bom, barato e prático (além de portátil). Mas quem quiser um mais sofisticado encontra uma boa versão do rabbitt.
Nas tardes do fim de semana ou numa madrugada de sede simples, que não justifique desarrolhar aquele Vega Sicilia guardadinho nas profundezas da cave climatizada, já é possível suprir a emergência vinícola com líquidos corretos no supermercado.
22 fevereiro, 2011
21 fevereiro, 2011
18 fevereiro, 2011
Receita fácil, diferente e gostosa.
Ingredientes:
250 g de farfalle
60 g de tomate seco
60 g de fundo de alcachofra em fatias
15 folhas de manjericão
4 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 dente de alho picado
2 colheres (café) de cebolinha picada
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta-do-reino branca
Quanto baste de parmesão ralado
Preparação:
Refogar no azeite o alho e a alcachofra. Deixar esfriar até temperatura ambiente, misturar a cebolinha, tomate seco, manjericão, sal e pimenta-do-reino. Cozinhe o macarrão em água fervente e sal. Deixe cozinhar pelo tempo do seu gosto. O tempo de cozimento varia conforme a marca da massa escolhida, a potência do fogão e o ponto de cozimento que a pessoa prefere. O ideal é ir experimentando. Depois que o macarrão estiver cozido misture o molho e aqueça um pouco. Sirva com parmesão ralado.
17 fevereiro, 2011
16 fevereiro, 2011
Hoje é dia da votação do novo valor do salário mínimo, que como o nome já diz, será mínimo mesmo. Aliás a votação está ocorrendo agora (http://bit.ly/gs5ZC3).
Hoje também é dia de uma boa pizza (em homenagem ao congresso), para quem é de Joinville indico a Central da Pizza, que fica na rua Aracaju, no América, entre a Dona Francisca e a Rua Marcos Welmuth (Av. Beira Rio), boa pizza aliada a um bom papo, principalmente se o proprietário (Victor) estiver por lá.
15 fevereiro, 2011
A publicação já foi apagada. "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?'.
"A Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal esclarece que, por ato impensado, sua página oficial no Twitter foi usada indevidamente por funcionária terceirizada, para tecer comentários impróprios a respeito de eminente autoridade, a qual o STF e a SCO pedem encarecidas desculpas. A SCO também pede desculpas aos seguidores da página do Supremo no Twitter, pois os comentários em nada, direta ou indiretamente, refletem os pensamentos desta Corte Suprema e informa que já foram tomadas as medidas administrativas cabíveis."
11 fevereiro, 2011
Preparo
Lave as ameixas e corte-as em gomos não muito finos. Elimine os caroços e reserve.
Lave os cogumelos, seque-os com toalha de papel, elimine as partes mais duras dos pedúnculos e parta-os ao meio.
Aqueça o azeite de oliva numa wok ou numa frigideira funda, junte os cogumelos e salteie por 6 minutos, ou até ficarem macios. Acrescente as ameixas, o sal e refogue, mexendo com duas espátulas, por mais 5 minutos, ou até as ameixas ficarem macias. Acerte o sal, se necessário, e retire do fogo.
Aqueça uma chapa de ferro própria para grelhar.
Envolva a parte lateral dos medalhões com uma fatia de presunto e prenda com os ramos de tomilho.
Pincele toda a superfície da carne com o azeite e disponha os medalhões na chapa. Doure dos dois lados, polvilhando sal depois que começar a grelhar.
Retire do fogo, disponha nos pratos e salpique a pimenta-do-reino. Sirva com o salteado.
10 fevereiro, 2011
08 fevereiro, 2011
07 fevereiro, 2011
Barracões da União da Ilha, Portela, Grande Rio e Liesa foram atingidos.Incêndio começou por volta das 7h desta segunda-feira (7).