27 junho, 2012

Quarta...

Volto a um assunto polêmico em Joinville, a mobilidade urbana.
Que o trânsito de Joinville está uma bagunça, não é novidade para ninguém, que os órgão competentes IPPUJ, CONURB e SEINFRA estão mais para incomPeTentes também não. Estes órgãos consideram-se senhores da razão, não aceitam sugestões, muito menos críticas.
Vamos a um exemplo prático: as polêmicas faixas exclusivas de ônibus.
São necessárias, com certeza, principalmente em ruas que tenham capacidade de absorvê-las, apesar de eliminarem as poucas vagas de estacionamento existentes no Centro da cidade. Porém devem respeitar o Código Nacional de Trânsito, o que não ocorre no caso de uma escola centenária (Santos Anjos) localizada na Av. JK.
A segurança dos alunos não é, minimamente, respeitada, onde se coloca em risco o embarque e desembarque dos alunos, onde não se respeita o limite de velocidade de 40 Km/h, onde não está sinalizado que é uma área escolar, etc.
Alegam que os pais devem entender e se adaptar, não estão errados, o estacionamento da avenida é para embarque/desembarque, ou seja, deixar o filho(a) e sair, não ficar estacionado para levar a criança até o interior da escola. Mas isto não justifica nem abona a solução tomada.
A segurança dos alunos de uma escola deve vir em 1º (primeiro) lugar, sem discussão, ao menos deveria ser assim, que um governo dito popular deveria pensar.

Nenhum comentário: