09 outubro, 2009

Receita de sexta...

Na culinária judaica, cozidos que levam frutas são chamados de tzimmes. Esta receita leva ameixas-pretas e legumes. O resultado: um suculento cozido de carne com um molho que mais lembra um néctar.

Prune Tzimmes
Ingredientes
1 ½ kg de lagarto
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ½ cebola picada
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de pimenta Jamaica
1 pitada de noz-moscada
1 kg de batatas
500 g de cenouras
500 g de ameixas-pretas sem caroço
2 colheres (sopa) de açúcar
500 ml de vinho tinto seco (Cabernet)
2 copos americanos de água (250 ml)
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Sobre uma tábua, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino.
2. Numa panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque a carne e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira a carne da panela para uma tigela e reserve.
3. Mantenha a mesma panela no fogo (não é preciso lavar) e refogue a cebola picada até que ela fique macia. Transfira a carne para a panela, acrescente o vinho e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos com a panela tampada.
4. Abaixe o fogo, acrescente a água, a canela, a pimenta Jamaica, a noz-moscada, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 1 hora e meia. Se começar a secar, acrescente mais um pouco de água.
5. Descasque as batatas. Sobre uma tábua, corte as batatas em cubos e reserve. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas de 3 cm. Reserve.
6. Quando a carne estiver cozida, adicione as cenouras e deixe cozinhar por 5 minutos. Depois, acrescente as batatas e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por último, adicione as ameixas e deixe cozinhar por 20 minutos.
Desligue o fogo e sirva imediatamente.
__________________________________________________
Pensamento do dia
"É melhor ser odiado pelo que você é do que ser amado pelo que você não é." - Andre Gide
Bom feriadão. Se beber NÃO dirija.

Nenhum comentário: