19 junho, 2009

Sexta...

A investigação interna em cima das centenas de atos secretos do Senado descobriu um submundo de duas categorias de decisões mantidas sob sigilo na Casa nos últimos anos, como se existissem atos "top secret" e outros classificados oficiosamente como secretos. A primeira categoria, comandada pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia; os demais, sob as ordens de João Carlos Zoghbi, ex-comandante do poderoso setor de Recursos Humanos.
***
Pelo que se vê, o mensalão era o dinheirinho do café.
Mas vamos ao que interessa. A receita de hoje é uma das muitas versões que existem e variam por região. A que postarei é apenas uma destas que adaptei.

Receita de Sexta
Cozido de carne
Ingredientes
150g de lingüiça calabresa
150g de paio
250g de costelinha suína defumada
100g de charque
½ kg de paleta bovina (pode ser 7)
1 tomate
2 cebolas (uma em pétalas)
1 cabeça de alho + 1 dente de alho
1 chuchu
2 batatas-doces
6 bananas da terra cortadas ao meio
½ kg de aipim
3 cenouras
200g de nabo
150 g de repolho (corte médio)
4 folhas de couve
1 molho de espinafre
6 ovos cozidos cortados ao meio
Preparo
1- Comece organizando os ingredientes. Pique as carnes e os vegetais mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque o aipim, o nabo e as batatas-doces de molho na água para não escurecer.
2- Em uma panela alta, coloque um pouco de azeite e frite a lingüiça. Acrescente a costelinha suína, o paio, o charque e a paleta bovina. Deixe fritar.
3- Enquanto isso, bata no liquidificador o tomate, a cebola e o dente de alho com um pouco de água. Coloque a mistura na panela. Acrescente as batatas-doces, o chuchu, o aipim, o nabo, as cenouras, as bananas e a cabeça de alho inteira bem lavada. Acerte a água e deixe ferver.
4- Quando abrir fervura adicione a cebola. Coloque o espinafre e a couve, sem o talo. Acerte a água e deixe cozinhar, em média, 30 minutos.
Sirva o cozido acompanhado de ovos cozidos, farinha de mandioca e uma boa pimenta.
___________________________________________________
Pensamento do dia
"A amizade sempre é proveitosa, o amor às vezes é. - Sêneca

Bom final de semana. Se beber, NÃO dirija.

Nenhum comentário: