28 agosto, 2008

Quinta...

Muito tem se falado, muito tem se prometido, são mais 400 leitos, hospital na zona sul, mais PAs, incremento dos postos de saúde, etc.
Tudo muito lindo e maravilhoso, qualquer dos 7 candidatos vai tornar a Saúde, em Joinville, um exemplo para o Brasil.
Vamos à realidade, hoje falta cerca de 80 médicos, isto sem contar os que serão necessários para o PA do Aventureiro e os 13 que pediram exoneração.
Isto sem falar em agentes de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, e demais profissionais.
Assim sendo, tenho uma sugestão, não sei a quem caberá legislar sobre isso, provavelmente o Congresso Nacional. Vamos a ela.
Muitos alunos estudam em universidades com bolsas de estudo e ainda tem os que estudam em instituições públicas. Tanto as bolsas como as instituições só existem graças aos nossos impostos, ou seja, nós que as mantemos.
A idéia é a seguinte, todo e qualquer universitário que usufruir de bolsas governamentais ou estudar em universidades públicas deverão, ao se formar, dedicar, durante um determinado período, uma espécie de trabalho voluntário, só que remunerado. Por exemplo:
Eu me graduo em medicina, me especializo tudo com bolsa de estudo, ao me formar, prestaria, 3 horas por semana, atendimento em um posto de saúde.
Desta forma estaria devolvendo a comunidade o investimento que ela fez em mim.
O mesmo raciocínio serve para engenheiros, advogados, odontólogos, não importa a profissão.
Não estou propondo nada de graça, é lógico que isto envolveria remuneração equivalente aos serviços prestados.
Provavelmente seriam suprimidas várias carências em vários cargos em vários municípios.
Mas calma pessoal é só uma idéia.
___________________________________________________
Pensamento do dia
"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." - (Aristóteles)
PS.: Artigo publicado hoje no Jornal A Notícia.

Nenhum comentário: