22 dezembro, 2017

Urnas...


Tenho visto muitos contestarem a validade da eleição realizada com urnas eletrônicas, exigindo o voto impresso, inclusive alguns defendendo a arcaica eleição através de cédulas, como se a mesma fosse sinônimo de segurança.
Primeiro deixemos claro que não existe sistema inviolável, pois em alguma aresta haverá um ser humano, porém com atitudes simples podemos aumentar a confiabilidade.
Uma delas é exigir que em cada urna fosse impresso um relatório de inicialização simples onde deve constar a zona, a seção, a urna, o número de votos computados (zero) e o número total de eleitores. Ao final, antes da apuração, um novo relatório com uma inserção, o número de votantes e o dos ausentes, que somados devem ser iguais ao total, assim caba da história de alegar que haviam votos computados previamente, muito mais barato que imprimir voto.
A eleição por cédulas é MUITO mais fácil de ser fraudada, se assim não fosse alguns “ditadores” obteriam de 99 a 100% em uma eleição?
E antes de citarem que país “A” ou “B” ainda usam eleições assim, verifiquem o número de habitantes do mesmo e se quem ganha no voto realmente assume por lá.
E ainda temos um fator importante, mais perigoso que o sistema de votação é o de apuração, se não for feita às claras, com transmissão por todos os meios e mídias, sempre geraram suspeitas fundamentadas.
Feliz Natal a todos...

Nenhum comentário: