16 dezembro, 2013

Segunda...

Desafiaram-me a dar uma solução para melhorar o fluxo no famoso “trinário”, termo que só existe em Joinville, mesmo não sendo minha função e muito menos minha formação, como são óbvias e lógicas, vamos a elas, sem utilizar um único elevado, como gosta o IPPUJ.
Na atual configuração, quem transita pela Av. Marquês de Olinda no sentido Costa e Silva – Glória não pode convergir à esquerda para entra na Rua Timbó, nem na Rua XV de Novembro, sendo obrigado e realizar artifícios como dar a vota em uma quadra ou usar o trevo mal acabado da XV que além de perigoso é engarrafador.
Contrariando o que afirma o IPPUJ a solução está sim na aplicação de semáforos, se não inteligentes, ao menos programáveis.
No primeiro cruzamento abre-se apenas o sentido bairro-centro, os três sequenciais, inclusive permitindo que se converta a esquerda, permitindo o acesso a Timbó a e XV, depois os no sentido inverso, por último os da Timbó, Max e XV.
Assim ficamos com três tempos de sinal, podendo convergir para qualquer direção sem perigo eminente.
Outro problema é o encontro da Marquês com a Max, as direções das pistas foram invertidas, visto que não se pode convergir a esquerda para acessar a Max, sendo que a pista da direita ficou para quem deseja convergir a direita, só que estão seguindo reto, tumultuando a sequência do trânsito, podendo causar acidentes
Ou se sinaliza melhor, ostensivamente, ou se coloque barreira física forçando a conversão, o que não pode é continuar como está.
E reservar uma área para uma ciclovia na Marquês seria de muita utilidade.

Nenhum comentário: