Segunda...
Desafiaram-me
a dar uma solução para melhorar o fluxo no famoso “trinário”, termo que só
existe em Joinville, mesmo não sendo minha função e muito menos minha formação,
como são óbvias e lógicas, vamos a elas, sem utilizar um único elevado, como gosta
o IPPUJ.
Na
atual configuração, quem transita pela Av. Marquês de Olinda no sentido Costa e
Silva – Glória não pode convergir à esquerda para entra na Rua Timbó, nem na
Rua XV de Novembro, sendo obrigado e realizar artifícios como dar a vota em uma
quadra ou usar o trevo mal acabado da XV que além de perigoso é engarrafador.
Contrariando
o que afirma o IPPUJ a solução está sim na aplicação de semáforos, se não
inteligentes, ao menos programáveis.
No
primeiro cruzamento abre-se apenas o sentido bairro-centro, os três sequenciais,
inclusive permitindo que se converta a esquerda, permitindo o acesso a Timbó a
e XV, depois os no sentido inverso, por último os da Timbó, Max e XV.
Assim
ficamos com três tempos de sinal, podendo convergir para qualquer direção sem
perigo eminente.
Outro
problema é o encontro da Marquês com a Max, as direções das pistas foram
invertidas, visto que não se pode convergir a esquerda para acessar a Max,
sendo que a pista da direita ficou para quem deseja convergir a direita, só que
estão seguindo reto, tumultuando a sequência do trânsito, podendo causar
acidentes
Ou
se sinaliza melhor, ostensivamente, ou se coloque barreira física forçando a
conversão, o que não pode é continuar como está.
E
reservar uma área para uma ciclovia na Marquês seria de muita utilidade.
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