05 outubro, 2016

Pingos sem is....

Quarta...

Saíram as análises dos resultados do ENEM com o atraso usual, porém reveladores.
Nosso Ensino Médio está péssimo, o que não é novidade, deixando claro que a reforma é mais do que necessária e urgente.
Embora um ponto seja crucial, inclusive tenho insistido neste ponto há anos, é o tal comprometimento.

De nada adianta trocar sistema de ensino, sem preparar professores, sem condições de trabalho adequadas, sem alunos dispostos a aprender.
Quem já esteve em uma sala de aula sabe que muito da qualidade da aula depende da interação dos alunos, assim como da habilidade do professor de conquistá-la.  Tudo isso anda em falta, a falta de comprometimento de ambos os lados.

Voltemos ao ENEM, existe uma dicotomia, ou melhor, uma dissonância entre o que se pede na prova e o que se pede na base curricular atual, que prepara para os vestibulares que costumam usar o estilo positivista na maioria das provas, bem diferente da prova do ENEM está mais para o construtivista.
Trata-se de uma prova que exige interpretação de texto, conhecimentos gerais e atuais e paciência para resolução, habilidades ausentes na maioria da juventude atual, que tem o perfil imediatista.

Portanto temos uma questão difícil de resolver, que, aparentemente, a nova base curricular proposta possa vir a resolver, já que “unifica” os estilo de avaliações vestibulares, arrisco afirmar que levará 5 anos para apresentar resultados, isto se houver o tal comprometimento, pois sem o mesmo será natimorta.


Assim caminha a mediocridade...

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