28 setembro, 2016

Pingos sem is...

Quarta...

Primeiro deixo claro que sou favorável à reforma do Ensino Médio, aliás, tardia e necessária, porém quero retomar um assunto já descrito por estas parcas linhas.

O Ensino Fundamental, mais especificamente o Fundamental 1; de nada adianta reformar o Ensino Médio, mesmo que a mesma baseie-se no pífio resultado das avaliações, sem uma reforma ampla e pontual no Ensino Fundamental, o atual 2º ano possui onze disciplinas, sim uma criança de sete anos tem que conviver com onze disciplinas, sendo que esta é a idade certa para aprendermos a ler e escrever, somas e subtrações básicas.
Como temos este universo de disciplinas tudo vai sendo “aprendido” no estilo “mais ou menos”, sendo que sem boa base tudo que vem após fica prejudicado.

Muitos pedagogos espernearão, defenderão com “unhas e dentes” a diversificação das disciplinas, mesmo assim proporei uma grade curricular para as séries iniciais.

Seriam sete disciplinas, Português, Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ed. Física e Artes, com ênfase em Português e Matemática, as demais disciplinas seriam adicionadas a partir do 3º ano.

Não seria difícil, nem oneroso, apenas um rearranjo na grade curricular, simples assim.

Se bem que o que é simples não interessa aos grandes teóricos “pedabobos”.


Assim caminha a mediocridade...

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