06 setembro, 2016

Eleições...

Terça...

Ouvindo a propaganda política radiofônica de candidatos a prefeitura local espantei-me com a desfaçatez de um dos candidatos afirmando que a saúde da cidade melhorou, mal sabe ele que quem tem quem depende da mesma sabe que não passa de uma falácia dizer que o atendimento está melhor.

Outra mentira deslavada, qualquer prefeito de qualquer cidade que afirmar que construiu Postos de Saúde, Pronto Atendimento, etc., ou mesmo ampliou estará sonegando a informação que estas obras são do governo federal, ou seja, está cometendo estelionato eleitoral.

Na verdade quero salientar outro ponto; a importância da eleição para vereador, explico.

Vivemos em uma dicotomia, temos o regime presidencialista com uma constituição parlamentarista (já discorri sobre isso), assim sendo, quem manda, no caso municipal, é a câmara de vereadores, a começar pela aprovação do orçamento futuro, ou seja, qualquer alteração, administrativa, financeira, urbana e afins deve ser provada pelos nobres Edis.

Supondo que conseguíssemos eleger uma câmara ilibada, que realmente pense no bem da cidade, que vote as demandas da prefeitura com consciência, visando o bem comum, não por afinidade ou fidelização partidária, nossas cidades melhorariam muito, mas isto é utopia.


Assim sendo, escolha bem seu representante na câmara municipal, sempre lembrando, ele tem o poder de legislar, o que é muito, mas não trará asfalto para sua rua, médico para o posto de saúde, construirá escolas, etc., pode e deve cobrar o prefeito para que isto aconteça. Simples assim... 

Nenhum comentário: