03 maio, 2016

ENEM...


Terça...


Após equívocos históricos o governo federal acetar uma na Educação, o programa Hora do ENEM, um site da TV Escola que através de simulados cria uma plataforma de estudo para tão decantada prova de avaliação do Ensino Médio.

A divulgação do programa afirma que após a prova on-line o aluno recebe um “mapa” de estudo indicando quais das áreas de ensino deve melhorar, ou seja, faz um acompanhamento de estudo com o feedback da prova, o que, se realmente acontecer, será excelente, principalmente para os alunos dedicados.

Quem trabalha com ensino sabe o quão importante é este feedback para a consolidação da aprendizagem.

E confesso, há 28 anos trabalhando com informática educacional, poucos programas, principalmente sites, convencem-me de sua utilidade, a maioria não passa de enrolação marqueteira, enquanto este aparenta ser muito bom.

Porém nem tudo são flores, pecaram na infraestrutura o que complicou o acesso devido ao número de usuários, um erro previsível, porém, vindo do governo, esperado.

A solução não é difícil, porém demanda custo e ajustes na programação, pois precisa de aumento de banda, controle e gerenciamento de acessos eficaz, aliás, como grande parte dos sites governamentais.

E antes que perguntem se sei a solução, sim, sei, mas não sou pago para isso; e eles têm pessoal muito bem pago para resolver.

Assim caminha a mediocridade...

Nenhum comentário: