03 abril, 2015

Sexta...

Como na semana passada já postei uma receita para o dia de hoje, trago uma sugestão para o lanche de sábado, afinal é um final de semana festivo.

Croque monsieur – (Sanduíche de presunto com queijo gruyère)
Ingredientes:
12 fatias de pão sem casca 
200 g de presunto em fatias grossas 
150 g de queijo gruyère ralado
1 l de leite integral 
150 g de manteiga sem sal 
50 g de farinha de trigo 
1 folha de louro 
1 cravo-da-índia 
4 gemas 
Noz-moscada
Sal
Pimenta
Preparo:
Derreta um pouco da manteiga e pincele as fatias de pão, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC para dourar levemente. Reservar
Faça um bechamel, quando começar a ferver acrescente o cravo-da-índia e a folha de louro. Depois do molho já cozido descarte o louro e o cravo, acrescente as quatro gemas.
Mexa rapidamente, adicione a noz-moscada moída e deixe esfriar.
O ponto do bechamel inicialmente precisa ser mais consistente, então utilize 50 g de farinha e 50 g de manteiga para 500 ml de leite.
Para a montagem dos sanduíches faça uma base de molho, coloque uma fatia de pão sobre ela, passe o molho no pão e coloque o queijo e presunto. Sobre o presunto coloque mais uma fatia de pão, passando o molho dos dois lados, repita o processo finalizando com outra camada de pão.
Dilua o molho restante com leite até que fique com uma consistência mais líquida, regue sobre o sanduíche, salpique o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200ºC para gratinar.
Obs.: Caso não encontrem ou não gostem de gruyère, uma boa opção é trocar por parmesão ralado na hora.


Bom final de semana e FELIZ PÁSCOA!.

Nenhum comentário: