25 março, 2015

Quarta...

Hoje o assunto é educação, ontem o senado rejeitou a PEC que estendia o para o Ensino Médio da rede particular de ensino, vi que várias pessoas comemoraram, deve pensar que o ensino no país vive em um mundo ideal.
Basear-me-ei no Ensino Médio local, porém creio não ser diferente nos demais estados.
Por constituição o Ensino Básico público fica a cargo do poder municipal e o Ensino Médio do poder estadual, o Básico municipal aqui em Joinville vai muito bem, inclusive é exemplo nacional, claro que não é perfeito, até porque nenhum o é, mas o Médio estadual é precário, ainda mais agora com as tais cotas, que literalmente nivelam por baixo.
Sem assim, muitos procuram as escolas particulares, buscam bolsa de estudo, descontos comerciais, com as escolas não podem aceitar, ou melhor, ajudar a todos, poucos são beneficiados.
A ampliação do FIES traria um aumento de oportunidade de um ensino de qualidade para estes alunos, o que diminuiria a necessidade de cotas, claro que por serem menores de idade os pais e ou responsáveis assumiriam o financiamento.

Lógico que seria uma solução paliativa, pois o correto é investir na melhora dos três níveis do ensino público, o que, no momento, é utopia na tal Pátria Educadora, uma boa ideia que não sairá do papel, aliás, mais uma.

Nenhum comentário: